Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Ventos

Ventos


Vento é o fluxo de gás em curta escala.
Gás  é um dos estados da matéria, não tem forma nem volume definido e consiste numa coleção de partículas  que   podem    ser    moléculas,   átomos,
íons,    elétrons,   etc.,   cujos    movimentos    são aproximadamente aleatórios.
Na terra corresponde ao deslocamento do ar.
Ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera da terra.






A Força de Coriolis descoberta em 1825 pelo físico e matemático francês Gaspard Gustave de Coriolis, é    uma   força   fictícia    por    vezes   usada   para simplificar     cálculos    que     envolvam    sistemas rotativos, tais  como  o movimento do ar, da água, e de  projéteis   acima   da   superfície   da   Terra em rotação. 

A Força de Coriolis caracteriza-se por ser uma Força de Inércia que atua juntamente com a força de arrastamento e a força centrífuga, sobre um corpo cujo sistema de referência se encontra em rotação.


É perpendicular ao plano definido pelo eixo de rotação e pelo vetor velocidade.


São várias as consequências práticas da Força de Coriolis.
A Força de Coriolis, atua sobre:
  • A  água que corre nos rios, fazendo com que a erosão seja geralmente maior para uma das margens, no hemisfério norte à direita e no hemisfério sul à margem esquerda.

  • As   correntes   marítimas ficam desviadas correspondentemente.


  • Outra consequência prática é a que acontece com os ventos dos anticiclones, que não se encontram orientados em linha reta para o centro partindo dele, mas circundam-no de maneira de tal maneira que no hemisfério norte é para a direita e no hemisfério sul tem o sentido de rotação oposto ou seja para a esquerda.


  • A Força de Coriolis age  mais  intensamente  fora  dos  Círculos  Polares, ocasionando desvio dos ventos e das  correntes para a  direita  do observador   no  hemisfério   norte, e, para a esquerda do observador no hemisfério sul.





.



Nenhum comentário: