Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Desabar para construir

Desamparo




Desamparo é o estado daquilo, do que, ou, quem se encontra abandonado, privado de ajuda material e/ou moral, não saber o que esperar de, daquilo que caiu no esquecimento, sem proteção.




Amparo







Que se conseguiu amparar; em que há amparo. 
Que se encontra apoiado em algo; escorado: precisa estar amparado pelo andador. 
Que se conseguiu proteger; que foi alvo de proteção; protegido ou resguardado: amparado pela lei. 
Sentido figurado. 
Que possui auxílio financeiro; que tem apoio afetivo; favorecido ou patrocinado, exemplo: o desempregado não foi amparado pela empresa.
Como sinônimos de Amparado temos: abrigado, preservado, apoiado, consolado, resguardado, favorecido, defendido, protegido, confortado, patrocinado.




Afeto




Afeto (affectus ou adfectus em latim) é um conceito usado em filosofia por Spinoza, Deleuze e Guattari, o qual designa um estado da alma, um sentimento. De acordo com a Ética III, 3, Definição 3, de Spinoza, um afeto é uma mudança ou modificação que ocorre simultaneamente no corpo e na mente. 
A maneira como somos afetados pode diminuir ou aumentar a nossa vontade de agir.




Angustia






Entre os afetos temos os que bloqueiam e os que transformam.



A Angustia  é um afeto que tem uma ação ambivalente.


A ideia da Angustia não é só enxergá-la sob a ótica do que se deve combater mas também, estudá-la sob a ótica de que ela propicia a visão de algo que está no limite do suportável e a saída é desabar para reconstruir.

Resultado de imagem para refugiados que recomeçaram a vida

Como a angustia é vista também pelo lado do afeto, equivocadamente se tende a vincular a Angústia ao irracional, o que não é verdade, pois a aparente irracionalidade se deve apenas ao horizonte de eventos.
Eventos estes que vem de longa servidão expontanea, onde o que vemos é apenas o horizonte desta opressão e de certa maneira existe a necessidade de ver o mundo desabar, para se perceber o que deve ser transformado. Esta é a ambivalência da Angustia, que a extrai do âmbito  da irracionalidade dos afetos e se constitui numa afeção de transformação.




Nenhum comentário: