Desamparo
Desamparo é o estado daquilo, do que, ou, quem se encontra abandonado, privado de ajuda material e/ou moral, não saber o que esperar de, daquilo que caiu no esquecimento, sem proteção.
Que se conseguiu amparar; em que há amparo.
Que se encontra apoiado em algo; escorado: precisa estar amparado pelo andador.
Que se conseguiu proteger; que foi alvo de proteção; protegido ou resguardado: amparado pela lei.
Sentido figurado.
Que possui auxílio financeiro; que tem apoio afetivo; favorecido ou patrocinado, exemplo: o desempregado não foi amparado pela empresa.
Como sinônimos de Amparado temos: abrigado, preservado, apoiado, consolado, resguardado, favorecido, defendido, protegido, confortado, patrocinado.
Que se encontra apoiado em algo; escorado: precisa estar amparado pelo andador.
Que se conseguiu proteger; que foi alvo de proteção; protegido ou resguardado: amparado pela lei.
Sentido figurado.
Que possui auxílio financeiro; que tem apoio afetivo; favorecido ou patrocinado, exemplo: o desempregado não foi amparado pela empresa.
Como sinônimos de Amparado temos: abrigado, preservado, apoiado, consolado, resguardado, favorecido, defendido, protegido, confortado, patrocinado.
Afeto
Afeto (affectus ou adfectus em latim) é um conceito usado em filosofia por Spinoza, Deleuze e Guattari, o qual designa um estado da alma, um sentimento. De acordo com a Ética III, 3, Definição 3, de Spinoza, um afeto é uma mudança ou modificação que ocorre simultaneamente no corpo e na mente.
A maneira como somos afetados pode diminuir ou aumentar a nossa vontade de agir.
A maneira como somos afetados pode diminuir ou aumentar a nossa vontade de agir.
Angustia
Entre os afetos temos os que bloqueiam e os que transformam.
A Angustia é um afeto que tem uma ação ambivalente.
A ideia da Angustia não é só enxergá-la sob a ótica do que se deve combater mas também, estudá-la sob a ótica de que ela propicia a visão de algo que está no limite do suportável e a saída é desabar para reconstruir.
Como a angustia é vista também pelo lado do afeto, equivocadamente se tende a vincular a Angústia ao irracional, o que não é verdade, pois a aparente irracionalidade se deve apenas ao horizonte de eventos.
Eventos estes que vem de longa servidão expontanea, onde o que vemos é apenas o horizonte desta opressão e de certa maneira existe a necessidade de ver o mundo desabar, para se perceber o que deve ser transformado. Esta é a ambivalência da Angustia, que a extrai do âmbito da irracionalidade dos afetos e se constitui numa afeção de transformação.
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