Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Desertos




Terras áridas e as extremamente áridas são  desertos, regiões que recebem poucas precipitações pluviométricas, portanto capazes de sustentar pouca vida, comparados a regiões mais úmidas.



No entanto mesmo assim abrigam uma riqueza de vida, que normalmente se encontra escondida durante o dia, para preservar a umidade corporal.


.


As terras semiáridas coberta por gramíneas são chamadas de Estepes.







Na superfície continental 20% da terra é desértica.

Os desertos ocorrem além da média pluviométrica baixa, também quando o total da evaporação / transpiração das plantas e ambiente são maiores, que a precipitação total pluviométrica.



A principal característica de um deserto é a seca, no entanto há diferente formas de desertos:



1- Desertos em virtude de regiões de ventos contra-alísios ocorrem geralmente na linha do equador, onde dependendo do lugar, como no Deserto do Saara por exemplo, chegou atingir temperatura de 58 graus Celsius


Deserto do Saara








Conforme cientistas ingleses e estimativa apontada pela revista Científica Environmental Research Letters em 2012, foi encontrado água num dos lugares mais improváveis do planeta. Os aquíferos foram encontrados no norte da África, região muito seca e inclusive no deserto do Saara, estima-se aproximadamente 0,66 milhão de quilômetros cúbicos de água.


2. Desertos de latitude média entre 30 e 50 graus no hemisfério norte e sul, que são zonas de alta pressão subtropicais esses desertos estão geralmente em bacias de drenagens distantes dos oceanos e tem grandes variações de temperatura anuais. Por exemplo o Deserto de Sonora nos USA e na China.



2. Deserto de Sonora






Deserto Tengger situado na Mongólia Interior, que é República Autônoma da China desde 1947.











3- Desertos devido a barreiras de ar úmido -
  Quando grandes barreiras montanhosas impedem a chegada de nuvens úmidas nas áreas de sotavento ou seja áreas protegidas do vento que trás umidade. A medida de o ar sobe a montanha, a água se precipita e o ar perde seu conteúdo, propiciando um deserto do lado oposto. Por exemplo o Deserto da Judéia em Israel e Palestina e o Deserto do Vale da Morte nos USA.


   Deserto da Judeia, Israel e Palestina





   USA - Deserto Vale da Morte














4- Desertos Costeiros



os desertos costeiros são relativamente complexos por serem o produto de sistemas terrestres, oceânicos e atmosféricos. Esses desertos estão geralmente nas bordas ocidentais dos continentes, que estão próximos aos trópicos de câncer e capricórnio.





São afetados pelas correntes oceânicas costeiras frias,  que correm paralelamente à costa.




Devido ao sistema de ventos locais dominarem os ventos alísios, estes desertos são menos estáveis que outros tipos de desertos.



nevoeiro produzido por correntes frias ascendentes, frequentemente cobrem os deserto costeiros com um manto branco, que bloqueia a radiação solar.







Deserto do Atacama


no Chile até a fronteira do Peru é o mais seco.





Deserto do Atacama


com 115.000 km2 abrangendo os paises Argentina, Bolívia,Chile e Perú, é a maior mina de cobre a céu seu aberto da Terra.














Dunas em forma de lua crescente são comuns em desertos costeiros como o Deserto Namibe na África, onde prevalece os ventos do continente para o mar.

Deserto Namibe









Foto SysaWorld Roberto Moiola








5 - Deserto de Monções





6 - Desertos Polares





7 - Paleodesertos (desertos fósseis)






Maiores Desertos


  • Desertos da Antártida - Antártida
  • Deserto do Saara - África
  • Deserto da Arábia - Ásia
  • Deserto de Gobi - Ásia
  • Deserto de Kalahari - África
  • Deserto da Patagônia - Argentina
  • Deserto arenoso - Austrália





Um comentário:

Anônimo disse...

Há lugares no mundo que parecem falar mais que outros ainda que não ostentam imagens robustas. O Sahel pode nos parecer fraco e desprezível, mas é imperativo e forte no seu recado. Revela ao mundo um passado menos árido e denuncia talvez uma marcha inexorável de uma natureza que o homem não é o senhor...:)
Ademais, parece que é para lugares remotos e flagelados que certos biótipos humanos são expulsos por conta de um script classificatório de inferioridade estabelecido pelos homens. A história é longa e por demais complexa e vaga no tempo desde os primórdios. Se aquela marcha é inexorável e os humanos humilhados pelos seus pecados humilham, a humildade poderosíssima da escatologia tem o alento e o fechamento, o fechamento escatológico e justo nos fins dos tempos com a implantação definitiva da justiça. Até lá a alegria e a esperança nos viajam a 200km/s lançados na vastidão negra sideral, que só o cientista humilde define sem usar palavras. Ainda que em meio a turbulências, a viagem continua, não sabemos até quando...:)