Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Observatório La Silla




Observatório La Silla 
 Chile
Imagem da  Via Láctea



Em seu conceito moderno, a Esfera Celeste é similar a um palco, que  serve  de ponto de partida, onde se desenrola o espetáculo das estrelas, dos movimentos do Sol, da Lua e dos planetas.
Esfera Celeste, cuja dimensão do raio é muito maior que o raio terrestre, e onde na realidade os astros que observamos, estão situados a distâncias tão grandes um dos outros, que ilusoriamente para os observadores situados na terra, tudo se passa como se todos os astros estivessem igualmente afastados de nós, presos na Esfera Celeste a uma mesma distância, em cujo centro se encontra o observador.


Polos e Sistema Equatorial
da 
Esfera Celeste




O movimento 'aparente' dos astros durante o dia ou a noite ocorre de leste para oeste dando uma visão errônea e  geocêntrica do movimento da esfera celeste.
Dizemos aparente, porque não são os astros que se movem, e sim a terra que gira de Oeste para Leste dando essa aparente e errônea impressão. 

Foto de longa exposição - por Shimetzu



Polos Celestes são pontos imaginários onde o eixo de rotação da Terra intercepta a esfera celeste.
Os polos sul e norte  celeste, são as projeções gráficas dos polo sul  e norte geográfico, sobre a esfera celeste.
São vistos respectivamente na latitude de 25 graus dos respectivos polos geográficos.




O Sistema Equatorial Celeste, encontra-se em relação aos polos celestes  na latitude 90 e -90 graus respectivamente Sul e norte.




Os polos Celestes apresentam a característica de permanecerem fixos no céu, enquanto  os outros pontos parecem girar em volta deles, conforme foto acima.









Movimento Aparente 
da
Esfera Celeste





Reforçando o fato de que no céu os astros parecem girar de leste para oeste, e não de oeste para leste como efetivamente ocorre, concluindo uma volta em aproximadamente 24 horas (dias sideral), lembrando que esse fenômeno aparente é devido a rotação da Terra que gira efetivamente  de Oeste para Leste.




Pontos da Esfera Celeste
Zênite, Nadir e Meridiano





Zênite - Deriva de  uma expressão  árabe que significa  direção  da cabeça ou caminho acima da cabeça. O termo zênite é  um conceito da astronomia, usado para definir o ponto mais alto do céu,por onde um  objeto  celeste  passa em   sua trajetória   aparente.  Ponto  este  localizado  tendo como referencial  o observador, e  o plano onde ele se encontra formando um angulo  de 90 graus. Equivaleria   dizer que um determinado astro encontra-se à pino, ou seja, em seu ponto Zênite, que  nada  mais  é, que  o  ponto  bem  acima  da cabeça do observador. 






Nadir - do árabe nadeer, nathir significa oposto. Na astronomia e geografia, é o ponto inferior da esfera celeste, segundo a perspectiva de um observador na superfície do planeta.
Nadir é a projeção do alinhamento vertical, que está sob os pés do observador, como se " um furo" varasse o outro lado do planeta.
Nadir é oposto ao Zênite.





Centro de Ciência Viva de Constância 
 Parque de Astronomia 
Portugal 

Meridiano em astronomia é um círculo máximo da Esfera Celeste que contém os polos Norte e Sul e o Zenite.

Nenhum comentário: