Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Isaac Newton



Teoria da cor humana
Como nossos olhos vêem a cor?
O que faz o espectro de cor?




Isaac Newton
1643-1727
Reino Unido

Isaac Newton foi o primeiro a reconhecer que, a luz Branca é constituída por todas as cores do espectro visível, e, que o prisma não cria cores por alterar a luz branca, como se pensou por séculos, mas sim o prisma separa-as por dispersar/separar a luz branca nas suas cores constituintes.



Nossos olhos são detectores de luz moldados biologicamente por vantagem evolutiva, permitindo que nossos cérebros construam imagens a partir dos sinais que passam pelo nervo óptico.



Refração da luz





Refração é a mudança (desvio) da onda de luz, ao tentar ultrapassar a fronteira entre dois meios.
Acima vemos que, a característica da casca da maçã, bloqueia e consequentemente desvia o vermelho, que por isso passa a ser percebido pela visão, esse bloqueio e consequentemente desvio do raio de luz, chamamos de refração.


Os olhos humanos têm três tipos diferentes de células sensíveis à cor, que nos permitem diferenciar as três cores fundamentais ou primárias de luz: Vermelho, Verde e Azul.




A cor não é propriedade da luz, mas sim uma manifestação eletroquímica do sistema sensorial - olhos, nervos, cérebro.


O complexo olho-cérebro é o detector humano das cores, percepciona o branco como uma vasta mistura de frequências, normalmente com energias semelhantes em cada intervalo de frequência.





sendo esta mistura, o significado do termo Luz Branca, ou seja, Luz Branca é a mistura de muitas cores do espectro de luz, sem que nenhuma predomine especialmente.


Muitas distribuições diferentes podem parecer branca, uma vez que o olho humano não é capaz de analisar a frequência da luz do mesmo modo que o ouvido consegue analisar o som.


Na realidade diríamos a rigor "luz que é vista como amarela" e não "luz amarela".



CORES




As cores primárias quando combinadas em proporções iguais resultam as cores secundárias que são:


Amarelo - proporções iguais de Vermelho e Verde.
Ciano - proporções iguais de Verde e Azul.
Magenta - proporções iguais de Azul e Vermelho.
Branco -proporções iguais de Vermelho,Verde e azul.

As Cores Secundárias Ciano,Magenta e Amarelo caem exatamente entre as primárias, conforme mostrado acima.

Preto é a ausência completa de todas as cores.
Branco contém as cores Vermelho, Verde e azul.



Todo espectro de cor é uma questão de combinações e proporções das três cores primárias que podemos ver, desde cores pastéis pálidos à negrito, e tons vívido.


Nota-se que nossos olhos são mais sensíveis à pequenas mudanças entre vermelho e verde, com mais cores reconhecíveis entre elas do que entre qualquer outras duas cores primárias.




Tecnologia digital das cores
Red Green Blue - RGB )











RGB é um sistema de cores aditivadas formado por Vermelho Verde e Azul, só foi possível com o advento dos raios catódicos.


O modelo de cores RGB é baseado na teoria da visão tricromática de Young - Helmholtz


YoungHelmholtze no  triângulo de cores de MaxwellMaxwell



O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos, como monitores de TV e computador, Datashow, scanner e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.

A simplicidade no arranjo de cores, torna mais fácil gravar e apresentar imagens coloridas, usando a tecnologia digital que tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 (qualquer imagem que vemos, pode ser dividida em três componentes em tons de cinza, que representam a luz vermelha, verde e azul)e no uso do padrão RGB das câmeras Land / Polaroid, pós Edwin Land).




A televisão ou monitor de computadores usam vermelho separado, verde e elementos azuis (LEDs, LCD retroiluminado ou fosforescentes) da mesma forma que na impressão, escolher a combinação correta das tintas pode recriar uma imagem, que vai refletir as combinações certas de vermelho, verde e azul para os nossos olhos representar a imagem no total das cores.
Em contraposição as impressoras utilizam o modelo CMYK de côres subtrativas.




Nenhum comentário: