Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

10.000 - 8000 a.C - Expansão e Retração das Geleiras

Foi durante os períodos interglaciares, que se assistiu a uma expansão das espécies vegetais, e, da melhoria de condições para a vida animal.



Expansão e Retração das Geleiras
no Globo Terrestre



Resultado de imagem para Expansão e Retração das Geleiras



No Alasca, geleiras escancaram impacto 
de mudanças climáticas











Éon Paleozóico








  • 300.000 Anos a.C




O Homo Erectus


já tinha estratégias elaboradas de caça
a mamíferos corpulentos



Imagem relacionada




Os Homo erectus que migraram para a Europa passaram por adaptações ao frio e se acredita que deram origem ao Homo niendherthalis.


A origem dos Homo Sapiens atuais é bastante discutida, mas a maioria dos cientistas apoia a teoria da Eva Mitocondrial, apoiada por testes genéticos, em vez da teoria da evolução multirregional, que defende que os seres humanos modernos, evoluíram em todo o mundo ao mesmo tempo, a partir das espécies Homo lá existentes e que se reproduziram entre si, entre as várias migrações que supostamente fizeram.

A partir de 1987 foram realizados vários estudos que concluiram que todos os humanos tem o mesmo ancestral feminino, que viveu aproximadamente a 200.000 anos.












Éon Mezosóico




  • 160.000 Anos


Primeiros fósseis totalmente humanos foram encontrados na Etiópia e datam de aproximadamente 160.000 anos.




Éon Cenozoico












  • 50 Mil Anos AC.


Homo Erectus


Imagem relacionada


O Homo erectus foi tão bem sucedida que só foi extinta provavelmente pelo Homo Sapiens ou o humano atual mais ou menos a 50 mil anos atrás.


Homo sapiens




Imagem relacionada

Neandertal x Sapiens





Resultado de imagem para homo erectus qual foi sua importante imigração?



As migrações humanas lançaram a partir da África para diferentes rumos ao redor do mundo, uns alçaram a Austrália, outros chegaram a Ásia Central, para logo se dividirem em dois grupos, um para a Europa, e outro caminhou até cruzar através da Ponte Terrestre de  Bering, provavelmente devido o congelamento ou retração do mar pelo mesmo motivo expondo a parte terrestre, dando condições de travessia para a América do Norte e consequentemente chegando ao sul da América também.





Resultado de imagem para pangea












  • 33.000  à 2.500 a.C.


Etapa Lítica






Na história do México o Estágio Lítica é conhecido como os séculos passados entre os primeiros sinais de atividade humana no México ou seja a chegada do homem na América e o desenvolvimento de culturas sedentárias.




Este período abrange aproximadamente 33.000 a.C. (que é a datação estimada dos restos de Chimalhuacan, no Estado do México e os 2.500 a.C. (que é o início das amostras mais antigas de produção de cerâmica recuperados em Puerto Angel (no estado de Guerrero) 






e o desenvolvimento das vilas que produziram os petroglifos Altavista (Nayarit ).










Estes últimos eventos históricos são considerados por vários pesquisadores da história pré-colombiana do México, como o marco que atesta a separação entre as culturas agrícolas da Mesoamérica e os nômades da Aridoamérica. 





Existe várias hipóteses sobre o povoamento da América, mas especificamente são três: Corrente asiática (Teoria Clóvis): proveniente da Mongólia - na Ásia, em levas sucessivas através da Ponte Terrestre de Bering (aguarde que a imagem abaixo mostra o mar se afastando propiciando a passagem por esse estreito).


                                                                   




A Cidade Perdida de Atlântida













  • 10.000 anos a.C




Civilização Perdida de Atlântida











Corrente Malásio-Polinésia pelo Sudeste Asiático até a América Central. Corrente Australiana pelo Pacífico sul. Dessas,a mais aceita é a Teoria Clóvis,sendo que a terceira já tem sua veracidade comprovada e reconhecida. A Etapa Lítica Os arqueólogos consideram que este amplo período da história mexicana inicia-se com a chegada dos primeiros seres humanos onde hoje se considera território mexicano.A conclusão desta etapa,sendo mais rápida para a Mesoamérica e mais tardia para a Aridoamérica. Ao largo deste vasto período,os grupos originais de caçadores e coletores nômades foram evoluindos para formações sociais sedentárias dedicadas à agricultura(nas zonas onde o meio ambiente permitia). A Etapa Lírica é assim chamada pela grande quantidade de instrumentos fabricados com pedra datados deste tempo.Isto não quer dizer que a pedra foi o único material utilizado neste período conheceram,mas este foi o único material que conseguiu resistir ao tempo. Esta Etapa também é chamada de Período Pré-Cerâmico,pois a cerâmica é uma característica definidora das sociedades agrícolas. Ela é subdividida em quatro grandes períodos: Arqueolítico:Vai de 30 000 a.C. até 9.500 a.C. Império Aquemênida ca. 500 aC



Existe várias hipóteses sobre o povoamento da América, mas vamos considerar três fatores:


I - Corrente asiática (Teoria Clóvis):

II - proveniente da Mongólia na Ásia - em levas sucessivas através da Ponte Terrestre de Bering.


III - Corrente Malásio-Polinésia pelo Sudeste Asiático até a América Central.



III - Corrente Australiana pelo Pacífico sul.



Destas a mais aceita é a Teoria Clóvis, sendo que a terceira já tem sua veracidade comprovada e reconhecida.











  • 33.000 Anos a.C Anos a.C



    Etapa Lítica


    México - Chimalhuacan


    Na história do México , o estágio lítico é conhecido como os séculos entre os sinais mais antigos de atividade humana no México (a chegada do homem na América ) e o desenvolvimento de culturas sedentárias.

    Este período abrange aproximadamente de 33,000 a. C. (que é o começo estimado dos restos de Chimalhuacan, no Estado do México.




    e 2500 a. C. que é o período das mais antigas amostras de produção cerâmica, recuperada em Puerto Ángel (na cidade de Guerrero ) e o desenvolvimento das aldeias que produziram petroglifos de Altavista (Nayarit ). Estes últimos acontecimentos históricos são considerados por vários pesquisadores da história pré-colombiana do México como o marco que testemunha a separação entre as culturas agrícolas da Mesoamérica e os nômades da Aridoamérica.


    Na história do México, o estágio lítico é conhecido como os séculos entre os sinais mais antigos de atividade humana no México com a chegada do homem na América, e, o desenvolvimento de culturas sedentárias.


    Resultado de imagem para Etapa Lítica - México - Chimalhuacan


    Este período abrange aproximadamente de 33,000 a. C. (que é o começo estimado dos restos de Chimalhuacan , no Estado do México ) e 2500 a. C. (que é o começo das mais antigas amostras de produção cerâmica, recuperada em Puerto Ángel (no estado de Guerrero ) e o desenvolvimento das aldeias que produziram petroglifos de Altavista (Nayarit ). Estes últimos acontecimentos históricos são considerados por vários pesquisadores da história pré-colombiana do México como o marco que testemunha a separação entre as culturas agrícolas da Mesoamérica e os nômades da Aridoamérica.



    Os arqueólogos consideram que este amplo período da história mexicana inicia-se com a chegada dos primeiros seres humanos onde hoje se considera território mexicano.A conclusão desta etapa,sendo mais rápida para a Mesoamérica e mais tardia para a Aridoamérica.Ao largo deste vasto período,os grupos originais de caçadores e coletores nômades foram evoluindos para formações sociais sedentárias dedicadas à agricultura(nas zonas onde o meio ambiente permitia). A Etapa Lírica é assim chamada pela grande quantidade de instrumentos fabricados com pedra datados deste tempo.Isto não quer dizer que a pedra foi o único material utilizado neste período conheçeram,mas este foi o único material que conseguiu resistir ao tempo.Esta Etapa também é chamada de Período Pré-Cerâmico,pois a cerâmica é uma característica definidora das sociedades agrícolas. Ela é subdividida em quatro grandes períodos: Arqueolítico:Vai de 30 000 a.C. até 9.500 a.C.








    35.000 Anos Surgiu

    Arte Paleolítica Na Europa



    Consistia em pinturas nas paredes das grutas, e pequenas esculturas eram feitas em madeira ou pedra, representado várias vezes símbolos de fertilidade



    Resultado de imagem para arte paleolitica na europa de 35.000 anos



    Imagem relacionada


    Resultado de imagem para homo sapiens no mundo


    As últimas áreas a serem colonizadas foram as ilhas da Polinésia, durante o primeiro milênio.



    Resultado de imagem para homo erectus qual foi sua importante imigração?





    Resultado de imagem para polinésia ultima migração do homo erectus




    Proto História




    Proto-História é o período do desenvolvimento da humanidade entre a pré-história ou História dos Povos Iletrados e a história que precede o surgimento da escrita, mas que nos é permitido conhecer por ser descrito em algumas das primeiras fontes escritas, e praticamente coincide com a Idade dos Metais.



    Resultado de imagem para povos iletrados




    Resultado de imagem para arte dos povos iletrados - pré escrita





    Etimologia

    Arqueologia




    A arqueologia por sua vez também é vinculado ao ser humano, e está ligada a existência do homem, suas relações com o meio ambiente, viajar no tempo e tentar compreender a evolução que envolve os ancestrais dos seres humanos; e suas concepções sociais.

    Resultado de imagem para arqueologia


    A arqueologia entre outras ciências está ligada a existência do homem, suas relações com o meio ambiente e suas concepções sociais.


    Resultado de imagem para paleolitico resumo











    Paleolítico




      14.000 a.C.




Mesolítico





    12.000 à 9.000 a.C.







    10.000 a 4.000 Anos a.C.




Resultado de imagem para NEOLITICO 10.000 AC



Praticamente não havia agricultura, mas em 6 mil anos os conjuntos de humanos com capacidade para criar animais e cultivar plantas passariam a ser produtores.







  • 9.600 Anos A.C.
 marca o começo do Neolítico





Período Neolítico



Imagem relacionada


A agricultura se espalha pelo Crescente Fértil e o uso da cerâmica se torna mais comum. Aldeias maiores como Jericó se desenvolveram nas rotas do comércio de sal e sílex. O norte da Eurásia é repovoado quando os glaciares do último máximo glacial se retraem. A população mundial é de poucos milhões, talvez abaixo de 5 milhões.



Resultado de imagem para neolítico



Imagem relacionada








  • 6.000 ANOS a.C.
AGRICULTURA




A razão principal para a invenção da agricultura foi a diminuição de zonas de caça como florestas, e a sua subsequente transformação em desertos estéreis, com o aumento do nível do mar causado pelo fim da idade do gelo, há 14 mil anos, que acabou devido a mudanças na órbita da Terra. A temperatura subiu 7º Celsius e o nível do mar 25 metros em apenas 500 anos. Há 8 mil anos o degelo principal estaria praticamente concluído. O estilo de vida tradicional de migração se tornou demasiado arriscado, e muitas pessoas tiveram de subir montes ou aproximar-se de rios e lagos, onde se espalharam para várias zonas do mundo.






  • 10.000 – 8000 a.C.





A região de Kermanshah foi um dos primeiros lugares do mundo onde a povoação humana emergiu, incluindo Asiab, Qazanchi, Tappeh Sarab, Chia Jani e Ganj-Darreh.


Resultado de imagem para crescente fértil

Nenhum comentário: