Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

VATICANO

Vaticano

O Vaticano com 0,44 quilômetro quadrado,menos de meio quilômetro   quadrado, é  o menor Estado independente do mundo.


Sua autonomia foi reconhecida,  tornando-se um Estado soberano em fevereiro de 1929. 

Na diplomacia internacional, o Vaticano também é conhecido como a Santa Sé. 


A língua oficial do Vaticano é o Latim, mas lá também se fala muito o Italiano.

Sua moeda é a Lira e também incorporou oficialmente o Euro. 

O Vaticano é Governado pelo Papa e, é a sede da Igreja Católica Apostólica Romana.

O pequeno Estado tem 20 pátios, 1.400 moradias e menos de mil habitantes de diferentes nacionalidades, ninguém nasceu no Vaticano, apenas moram no local, entre membros da Igreja e da Guarda Suíça.





A segurança do Papa é feita pelos soldados da Guarda Suíça, criada no Século XV. 


Resultado de imagem para guarda suíça do vaticano vaticano

Resultado de imagem para guarda suíça do vaticano vaticano





O  complexo de edifícios conhecido como Palácio do    Vaticano e Palácio Apostólico  contém   mais de   mil   quartos, incluindo  a sede do governo do Vaticano e residência do  Papa.

Ficheiro: Palacio del Vaticano.JPG







O  Vaticano   é cercado pelos muros de Leão IV e por uma série de edifícios.


                           Muro da fronteira Itália-Vaticano
                             visto do lado italiano
                       Atrás os Jardins do Vaticano






The city walls of Rome around the Vatican




A entrada principal conduz à praça de São Pedro, rodeada por uma colunata elíptica, em frente à Basílica de São Pedro.






Arquitetura   da  Basílica  de  São  Pedro,  o  maior templo  cristão  do  mundo,  foi construída entre os Séculos XV   e XVII  por  vários  arquitetos, como Donato Bramante,  Michelangelo  e  Gian Lorenzo Bernini."





A  Basílica de São Pedro é  livremente acessível pela praça. 





São cinco Portas de Bronze, que dão  acesso ao interior da Basílica:



A Porta central se deve ao escultor florentino Antonio Filarete, realizada para a igreja velha de 1433 a 1445. 


A frente se divide em seis painéis, em relevo: na parte superior, Cristo e a Virgem Maria; abaixo deles São Pedro, diante de quem se ajoelha Eugênio IV para receber as chaves do reino dos céus, e São Paulo; na parte inferior, o martírio dos dois apóstolos. Dividem o painel seis bandas estreitas, que mostram eventos do pontificado do papa, emoldurados por folhas de acanto mescladas com cenas da mitologia clássica. 
"Porta de Filarete."  A porta central, E A MAIS Antiga.  O Papa Eugênio IV encomendou Ao florentino Antonio Averulino, Conhecido como Filarete (1400-1469), como Duas impostas De que terminou em bronze ELE 1445. ósmio SEIS Painéis esculpidos na Porta mostram: Os Dois Pilares de da devoção Cristã, Jesus Salvador e Maria entronizados ;  Abaixo, São Paulo com uma espada, Que foi uma arma com um qua de ele foi decapitado e cuja Lâmina tinha Duas enfrenta tal Qual a Palavra de Deus e São Pedro, Que Dá como Chaves dos Céus Ao Papa Eugênio IV, Que ESTÁ ajoelhado perante ELE .  São Pedro e São Paulo São Os Dois Pilares da Igreja Católica de Roma.  Abaixo destes Painéis Centrais, Há Mais Dois: São Paulo sentenciado POR Nero e Seu martírio.  O apóstolo dos gentios E mostrado ajoelhado com Os Olhos vendados, logotipo Antes de Receber uma lâmina da espada Sobre o Pescoço Que Tirou-LHE a vida.  O Outro Painel Mostra o martírio de São Pedro, arrastado à Colina do Vaticano Onde foi crucificado.  São Pualo ENTÃO Aparece uma Plautilla, parágrafo Da-la de volta o Véu Que Ela havia dado parágrafo LHE OS vendar-LHE Olhos.  Baixos-relevos OS between OS Painéis esculpidos mostram cenas do pontificado de Eugênio IV e delegados não Concílio de Basileia-Ferrara-Florença, convocado em 1438 um Fim de runir como Igrejas do Oriente e Ocidente fazer.  Basílica de São Pedro, Vaticano ... O "Filarete Door".  A porta central é a mais antiga.  Papa Eugénio IV encomendou o florentino, Antonio Averulino, conhecido como Filarete (1400-1469) para fazer os dois imposts bronze que concluiu em 1445. Os seis painéis mostram: Jesus o Salvador e Mary Enthroned, os dois centros de piedade cristã, em seguida, como agora;  St. Paul com a espada, a arma com a qual ele foi decapitado e cuja lâmina é de dois gumes, como as palavras de Deus, e São Pedro, que está dando as chaves do ajoelhando Papa Eugénio IV, são os dois pilares da Igreja de Roma.  Os dois mais baixos painéis mostram St. Paul condenado por Nero e do martírio de St. Paul, que se ajoelha como, de olhos vendados, ele a golpes de espada que wi




As outras três portas são feitas por artistas do século XX, e a mais impressionante se acredita ser a que Giacomo Manzù, artista italiano, fez em 1964: a Porta della Morte. 



   
Porta  Santa   à  direita,  aberta apenas em Anos     Santos.   




Dorso da Porta Santa




Passando pelos cinco amplos portais da fachada, os visitantes entram o amplo vestíbulo. 





Aqui se pode ver a estátua equestre de Carlos Magno, por Agostino Cornacchini, de 1730,




e o Imperador Constantino, estátua por Bernini, mais ou menos de 1670,





Acima do portal central, onde aparece a tempestade no mar da Galileia.
São fragmentos do famoso mosaico atribuído a Giotto (1266-1337) feito  para à velha igreja de São Pedro, a Navicella. Só restam fragmentos do original pendurado aqui em 1675, quando foi feita uma cópia do trabalho do artista. O mosaico mostra Jesus que está andando sobre as águas do Mar de Tiberíades e convidando Pedro para chegar a ele. Mas Pedro, deixando-se dominar pelo medo está começando a afundar; Jesus salva-o e diz: "Como você tem pouca fé! Por que você vacila?" (Mt 14: 24-31).



Na Basílica pode-se encontrar, entre outros verdadeiros tesouros da humanidade, a Pietá de Michelangelo, uma das estátuas mais famosas do mundo. 


Rome basilica st peter 011c.jpg



Uma Porta Santa é uma porta aberta pelo Papa para marcar simbolicamente o início de um Ano Santo. 

Cada uma das basílicas maiores de Roma tem a sua Porta Santa, que é fechada e Lacrada fora deste período especial. 
A tradição remonta a 1423, ano em que o Papa Martinho V abriu, pela primeira vez na história, um ano jubilar através de uma Porta Santa na Basílica de São João de Latrão.

A abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro remonta ao Natal de 1499. Nessa ocasião o Papa Alexandre VI quis que as Portas Santas fosse abertas não apenas em São João de Latrão, mas também nas outras basílicas maiores, a de São Pedro, a de Santa Maria Maggiore e a de São Paulo Extramuros. Até ao Jubileu do ano 2000 era costume que o Papa abrisse a Porta Santa da Basílica de São Pedro, delegando depois esse poder a um cardeal para a abertura das portas das três outras basílicas. O Papa João Paulo II rompeu esta tradição fazendo ele mesmo a abertura e fecho de todas as quatro Portas Santas de Roma: a da Basílica de São Pedro foi a primeira a ser aberta e a última a ser fechada.
                                             
Basílica de São João de Latrão
Porta Santa

Porta Santa São João de Latrão

O nome Oficial da Basílica de São João de Latrão é Archibasílica Sanctissimi Salvatoris, e, é considerada a "mãe" de todas as igrejas do mundo. 




Ábsedi  


Entrada do batistério



Basílica de Santa Maria Maggiore


Foi construída entre 432 e 440, durante o pontificado do Papa Sisto III, e dedicada ao culto de Maria, mãe de Jesus, cujo dogma da Divina Maternidade acabara de ser declarado pelo Concílio de Éfeso (431). Entretanto, a data da fundação da basílica remete ao pontificado do Papa Libério (352-366).



Vista da fachada




Vista da Porta Santa
Basílica de Santa Maria Maggiore



Roma: Porta Santa della basilica di Santa Maria Maggiore




Vista ábside - Ala do edifício 
no caso a Basílica de Santa Maria Maggiore 
que se projeta de forma semi-cilíndrica






Basílica de São Paulo Extramuros
Fachada da Basílica

Roma San Paolo fuori le mura BW 1.JPG



Fachada Frontal





Porta Santa
 Basílica de São Paulo Extamuros





No Vaticano são inúmeras as capelas, ressaltando a Capela Sistina, museus e bibliotecas.


A Capela Sistina, iniciada em 1473, tem um teto abobadado com 20 metros de altura. As paredes laterais estão decoradas com obras de Perugino e Botticelli. Na abóbada os afrescos de Michelangelo, criados entre 1508 e 1512, representam mais de 300 figuras humanas, numa narração épica da criação do mundo, a expulsão de Adão e Eva do Paraíso e a história de Noé. No altar principal encontra-se o Julgamento Final, também criado por Michelangelo, em 1544. Interior da Capela Sistina, pintada por Michelangelo Interior da Capela Sistina, pintada por Michelangelo.


                           














Casa de Santa Marta é o alojamento em que os Cardeais eleitores ficam, durante os Conclaves. A Casa Santa Marta foi reformada pelo Papa João Paulo II, em 1996, e anteriormente se chamava Abrigo Santa Marta.






O Palácio do Vaticano é a tradicional residência papal desde 1377. De lá pode-se contemplar a Capela Sistina cujo teto interno, é todo pintado com afrescos de Michelangelo. 




O Museu do Vaticano, formado por vários museus,  teve  seu  início com  Clemente XIV e Pio IV. 

Formado por várias galerias e museus pontifícios, o Museu do Vaticano é um dos primeiros museus europeus. 

Em seu riquíssimo acervo se encontram peças arqueológicas, estátuas, mosaicos, esculturas, sarcófagos, inscrições cristãs antigas, tapeçarias, pinturas, entre outros objetos históricos. 


Museus 

Cortile della Pigna

schema pigna







Resultado de imagem para pigna vaticano





Cortille del Belvedere






File:Roma-piazza.jpg




A economia do Vaticano é baseada na captação de donativos   das   Igrejas    localizadas   nos  demais cantos   do   mundo.                                                 
                                              
O Vaticano  informa  que  essa  arrecadação é para arcar   com   os   custos   de    evangelização   e  de programas  sociais desenvolvidos.                                           
Outra forma de  captação   de recursos  é o turismo dentro  do  complexo de museus e patrimônios  da humanidade.                                                           



Heliporto  





Estação Ferroviária 



A Estação Ferroviária do Vaticano




Jardins 


Resultado de imagem para vaticano - jardins




Resultado de imagem para jardins do vaticano






Em detalhe a fonte acima








ônibus para Turistas 
visitarem os jardins 







Rádio 





Monte Vaticano
Foto  na Itália com perspectiva 
dos limites do Vaticano.







O Vaticano tem seus próprios:

  •  Jornal





  • Estação de Rádio  



Radio vaticana.jpg


image-logo-RV

Central da Rádio Vaticano
Radio Vaticana S/A
País Vaticano
SedeCidade do Vaticano
Fundação12 de fevereiro de 1931
Pertence aSanta Sé
Génerojornalismocerimônias religiosas
IdiomaLatimItaliano e mais 45 idiomas diferentes.
Sítio oficialhttp://www.  radiovaticana.va
  



  • Banco

                                                                                  
   

Instituto para as Obras de Religião
Istituto per le Opere di Religione

Emblem of the Papacy SE.svg
TipoPrivado
IndústriaBanco
Fundação27 de junho de 1942 (72 anos)
Sede Vaticano
Pessoas-chaveErnst von Freyberg (presidente, nomeado)1
Empregados114
ProdutosServiços bancários
Lucro€ 80,6 mi
Página oficialwww.ior.va
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/31/Coat_of_arms_Holy_See.svg/640px-Coat_of_arms_Holy_See.svg.png

  •  Moeda


 Desenho: 25.º aniversário da queda do Muro de Berlim
Face comemorativa da moeda de €2Descrição: No núcleo da moeda, encontram-se representados em primeiro plano alguns blocos de betão do Muro de Berlim, parcialmente desmoronado, nos quais está inscrita a frase “XXV ANNIVERSARIO DEL CROLLO DEL MURO DI BERLINO 1989 2014” (25.º aniversário da queda do Muro de Berlim, em italiano). De entre os blocos e o pedaço de arame farpado no centro, surge um ramo de oliveira e, como pano de fundo, vê-se a Porta de Brandemburgo. Na parte superior do núcleo, figura, em semicírculo, a designação do Estado emissor (CITTÀ DEL VATICANO). A coroa circular externa exibe as 12 estrelas da União Europeia.
Volume de emissão: 103 mil moedas
Data de emissão: outubro de 2014.



  •  Selos                                                        
  • Ferrovia 


  • Estação de Rádio e Televisão

Resultado de imagem para centro de televisão do vaticano



  • Bandeira


Flag of the Vatican City.svg





No  interior da Basilica estão sepultados todos os papas.

http://www.360meridianos.com/2012/11/tour-secreto-catacumbas-vaticano.html


A Necrópole Vaticano revela a Via Triumphalis que é um pouco de  Pompéia enterrada em Roma de Augusto que volta a ser  visíveis para o público, expandido e reorganizados em museus com equipamento multimédia de ensino, e com passarelas em escavações arqueológicas da época romana, que se estendia sob toda  Colina do Vaticano. 
Desde fevereiro de 2014 é possível caminhar no cemitério, acompanhado por um guia multilingue experiente, incluindo os pequenos mausoléus, sarcófagos finamente esculpidos, estátuas, estuque, mosaicos, afrescos e baixos-relevos com inscrições que contam as vidas daqueles que descansam nas encostas da antiga colina. 
http://www.museivaticani.va/2_IT/pages/z-Info/Photogallery/necropoli/index.html
          
                 












Papa emérito Bento XVI
 Retorna ao Vaticano
após 2 meses de sua renúncia
 no Castelo de Gandolfo

Francisco recebeu Ratzinger às portas da nova moradia, que fica perto da sua.

Papa Francisco saúda o Papa emérito Bento XVI após 2 meses de sua renúncia, no mosteiro Mater Ecclesiae,  no Castelo de Gandolfo, Vaticano

Papa Francisco no Vaticano, saúda o Papa emérito Bento XVI que retornou  ao Vaticano  para se instalar definitivamente no mosteiro Mater Ecclesiae, que fica nos Jardins do Vaticano.

Habitação
Foto: Alessandro Bianchi/Reuters/VEJA

Joseph Ratzinger, de 86 anos, voltou ao Vaticano de helicóptero, o mesmo veículo em que deixou o local no dia 28 de fevereiro, quando renunciou ao Pontificado.


Francisco e Bento XVI se abraçam em encontro histórico.



 Ratzinger foi recebido no heliporto do Vaticano pelo secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone, o presidente do governatorato (governador do pequeno estado), o purpurado Giuseppe Bertello, e o decano do Colégio Cardinalício, o cardeal Angelo Sodano.



'Não existe isso de dois papas', diz professor de direito canônico. Também o receberam o substituto da Secretaria de Estado (número três do Vaticano), o arcebispo Angelo Becciu, o subsecretário de Relações Exteriores, o arcebispo Dominique Mamberti, e o secretário do Governatorato, o arcebispo Giuseppe Sciacca.



O Papa Francisco recebeu o Papa Emérito pessoalmente logo depois, às portas do mosteiro Mater Ecclesiae.



Bento XVI se instalará perto de seu sucessor, Papa Francisco, em uma coabitação sem precedentes na história do papado.



A nova vida do Papa Emérito Bento XVI 
depois do pontificado


Afazeres 

Afazeres

Foto: Alessandro Bianchi/Reuters/VEJA

Ao anunciar sua renúncia, Bento XVI afirmou que passaria seu tempo no retiro rezando pela Igreja. Seu tempo será dedicado à reflexão, à leitura e à escrita. Em dezembro, ele lançou o terceiro livro de uma série dedicada à vida de Jesus.

Vestimentas

Vestimentas


O anel papal, conhecido como anel do Pescador e símbolo da autoridade papal, foi destruído, de acordo com a tradição do Vaticano. Bento XVI também passou a trajar uma batina branca simples. E deixou seus sapatos vermelhos, para substituí-los por outros de cor marrom.


Infalibilidade




Infalibilidade


O papa perdeu a infalibilidade quando renunciou ao cargo.Aquele que renuncia não mais tem a assistência do Espírito Santo para guiar a Igreja", diz o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi.


Nome e título


O Papa continua sendo  Chamado Sua Santidade Bento XVI, tem o título de "Papa Emérito" ou "Pontífice Romano Emérito" e mantem o título de "Bispo Emérito" de Roma.

A palavra do Papa só é considerada infalível em questões de dogmas da Igreja. Bento XVI não se pronunciou em nenhum momento sobre temas de doutrina da fé, após renúncia. 

Dois anos após renúncia, Bento XVI toca Mozart e tem boa saúde mental.
Segundo seu secretário, a cabeça do Papa Emérito funciona perfeitamente.
Ele continua com ritmo metódico e faz orações e leituras todos os dias.
Da France Presse


O Papa Emérito Bento XVI,  em aparição no dia 19 de outubro de 2014. Dois  anos depois de anunciar sua   decisão   histórica   de  renunciar.


O papa emérito Bento XVI também esteve na cerimônia neste domingo (19) (Foto: Tony Gentile/Reuters)
 Foto: Tony Gentile/Reuters


O ex-Papa Bento XVI continua aos 88 anos, a tocar Mozart ao piano e sua cabeça funciona perfeitamente, segundo seu secretário particular Georg Gänswein.

Em uma entrevista publicada pelo jornal "Corriere della Sera", o prelado alemão evocou a aposentadoria do Papa alemão Emérito no antigo mosteiro Mater Ecclesiae, na Colina do Vaticano.


Resultado de imagem para mosteiro mater ecclesiae vaticano

"Bento XVI tem alguns problemas com as pernas, mas a cabeça funciona perfeitamente". "Nas últimas semanas, ele voltou a tocar piano com mais frequência. Especialmente Mozart, mas também outras peças que lhe vêm à mente, que ele toca de memória", disse ele. O prelado alemão descreveu o ritmo muito "metódico" do Papa Emérito: levantar às 7h45, "um pouco mais tarde do que antes", missa, breviário, café da manhã, oração, leitura, correspondência e, "às vezes, visitas".
Por volta das 13h, almoço e caminhada pelo terraço e depois descanso. 
Às 16h15, passeio nos jardins do Vaticano até a gruta com imagem de Nossa Senhora de Lourdes e recitação do rosário. Então, novamente oração e leitura. 
Bento XVI janta às 19h30, antes de assistir ao telejornal italiano e ler a última oração na capela. 

Joseph Ratzinger "escolheu uma vida monástica. 
Ele só sai quando o Papa Francisco pede. 
Quanto ao resto, ele não aceita outros convites". 

O Papa Emérito e seu sucessor são diferentes, por vezes muito diferentes. Mas eles compartilham a substância, o 'depositum fidei' (o conteúdo da fé) a anunciar, defender e promover, considerou Gänswein, que é também responsável pela organização das visitas oficiais do Papa Francisco.  
Em 11 de fevereiro de 2013, Bento XVI anunciou aos cardeais sua renúncia, que entrou em vigor em 28 de fevereiro. "Uma renúncia expressa livremente, sem qualquer pressão", insistiu Gänswein. 

Bento XVI não quis se posicionar contra Francisco em sínodo, diz jornal Segundo La Repubblica, Papa Emérito rejeitou pressões de conservadores. 

Bento XVI enviou mensagem ao Papa Francisco para oferecer ajuda teológica. O papa emérito Bento XVI rejeitou as pressões dos cardeais conservadores, que pediram a Ele, que se posicionasse contra a política de abertura do Papa Francisco no sínodo sobre a família, revelou neste domingo o jornal italiano La Repubblica. 

Desde a sua renúncia, em fevereiro de 2013, Joseph Ratzinger mora em um antigo mosteiro no Vaticano, onde se dedica a orações, à leitura e a escrever. "Eu não sou o Papa, não se dirijam a mim", teria dito o Papa Emérito a cardeais que foram procurá-lo em segredo, para pedir que protestasse contra a política do Papa Francisco. Depois, ele amistosamente enviou uma mensagem ao Pontífice Argentino para oferecer a sua ajuda teológica. 

Quando Bento XVI se manifesta, sempre é para apoiar Francisco", destacaram esses 'atentos observadores' citados pelo La Repubblica.

Nenhum comentário: