Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Inversão Magnética da Terra


Inversão dos Pólos Magnéticos
da Terra




Afinal, é possível 
os polos magnéticos da Terra
se inverterem?



- Sim!.

Os polos magnéticos da Terra se invertem, e irão se inverter!

Resultado de imagem para inversão dos polos magneticos da terraO núcleo da Terra é formado por uma gigantesca esfera de metal sólido, constituído de elementos químicos mais pesados como Ferro e Níquel, a uma temperatura que pode chegar a 7.000 graus Kelvin. Para se ter uma ideia dessa temperatura, a superfície do Sol tem uma temperatura de 5.778 graus Kelvin.



Além das imensas temperaturas do núcleo da Terra, este está sujeito a pressões elevadas, da ordem de 4,5 milhões de pressão atmosférica (atm), ao ponto dos átomos ficarem de tal maneira compactados, que as forças de repulsão entre estes átomos são vencidas pela pressão externa, e, a substância acaba se tornando líquida, formando o que chamamos de núcleo externo, provavelmente composto de ferro, enxofre, silício, oxigênio, potássio e hidrogênio.

O núcleo externo é o que dá origem ao campo magnético terrestre, devido aos movimentos de convecção de seu material, tornando-o eletricamente condutor. O movimento de convecção possui direção e força, analogamente a um oceano e suas ondas, onde sobre elas boiam as placas tectônicas.



A região mais próxima ao núcleo é mais aquecida, tornando o magma mais quente e leve. A região mais próxima à crosta é mais fria  tornando o magma mais denso e pesado.

Pelo fato do magma não possuir uma temperatura homogênea, formam-se  células de convecção, ou seja, o  magma  mais denso  desce em direção ao núcleo, e o magma mais aquecido e portanto mais leve, sobe em direção à crosta.

Esses movimentos são cíclicos, uma vez que o magma que sobe se resfria, e, o magma que desce se aquece reiniciando o processo. No entanto, ao contrário do que se possa imaginar, essa sequência não é muito rápida, levando vários e vários séculos para se concretizar.

As correntes de convecção influenciam também as placas tectônicas, que estão literalmente boiando sobre o magna.

Observe na imagem acima como as correntes de convecção influenciam as placas tectônicas¹



Os cientistas não sabem por que, mas de tempos em tempos, o campo magnético se inverte.

Esse processo já aconteceu muitas vezes no tempo geológico da Terra, isso é, em  períodos de milhões ou bilhões de anos, como já aconteceu antes, vai continuar acontecendo, o que hoje é o Polo Norte magnético será o Polo Sul, e vice-versa. Isso não quer dizer que a Terra vai virar de cabeça para baixo, e sim, os polos magnéticos é que irão se inverter. 





Mas afinal, 
 o que são esses tais 
Polos Magnéticos? 
Não confundir 
com Polos Geográficos!


O núcleo externo é o que dá origem ao campo magnético terrestre, devido aos movimentos de convecção de seu material, tornando-o eletricamente condutor, movimento este, que possui direção e força.



O direcionamento do campo magnético da Terra, onde entram as forças magnéticas é considerado Sul por convenção, e, Norte onde saem.
O Polo Geográfico é inverso ao Polo Magnético, ou seja, onde temos o Polo Sul magnético, encontra-se o Polo Norte Geográfico e onde temos o Polo Norte Magnético, temos o Polo Sul Geográfico.


Resultado de imagem para inversão dos polos magneticos da terra



Resultado de imagem para campo magnetico da terra

Esses campos não são percebidos diretamente pelos seres humanos, mas é graças a eles que a bússola sempre aponta para o Norte magnético da Terra.


Diversos animais que fazem migrações se orientam por meio desse campo magnético.


Outra função importante da Magnetosfera - nome do campo magnético - é proteger o nosso planeta da radiação solar que impossibilitaria a vida na Terra.


Os campos magnéticos da Terra podem ser parcialmente observados, somente nas auroras boreais e austrais.






Nerdologia 63






Nenhum comentário: