Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Linus Pauling


1901 - 1994

Linus Carl Pauling foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos. Também é reconhecido como cristalógrafo, biólogo molecular e pesquisador médico.


Pauling é amplamente reconhecido como um dos principais químicos do século XX.


Prêmios Nobel de Química(1954), Nobel da Paz por sua militância contra as armas nucleares (1962) e Medalha Priestley (1984)

Demais Obras: Como viver mais e melhor: o que os médicos não dizem sobre sua saúde, A vitamina C, o resfriado comum e a gripe.



1887 - 1961
  Segundo o cientista Schrödinger, cada elétron da eletrosfera de um átomo  possui  uma  determinada quantidade  de     energia. Assim, cada  elétron  só   permanece   no nível   e    subnível   de     energia correspondente.    A    distribuição desses  elétrons  em  seus níveis e subníveis  de  energia  é  feita   na forma de energia.




Representação Gráfica  do Átomo de Carbono. No Núcleo se encontra a massa do átomo, que é composta de 6 Prótons e 6 Neutróns e ao redor encontramos os elétrons que são a energia do átomo.


Structure of a Carbon Atom











A representação gráfica da distribuição dessa energia em níveis e subníveis é representada  pelo Diagrama de Pauling, criado pelo químico Linus Pauling.

Resultado de imagem para diagrama de linus pauling
Para os elementos químicos conhecidos até hoje, o diagrama de Pauling representa os níveis que são as camadas eletrônicas do átomo denominadas pelas letras
 K, L, M, N, O, P e Q

e cada letra representada por um número quântico principal (n), que assume valores de 1 a 7  como representado abaixo  onde temos os núcleo e a indicação das camadas de energia:




A distribuição eletrônica (ou seja distribuição dos elétrons) é feita de acordo com a capacidade de cada camada e de acordo com a capacidade de cada um dos quatro sub nível existente que são:

s, p, d, f


Resultado de imagem para níveis e sub níveis atómicos do diagrama de linus pauling


A quantidade de subníveis existentes em cada nível está esboçada abaixo:




Relacionando os níveis e os subníveis, obtemos o diagrama de eletrosferas representado acima.



A quantidade máxima de elétrons que pode ser distribuída em cada nível e subnível está evidenciada a seguir:







Visto que, para um mesmo nível, os subníveis têm energias diferentes, nem sempre o subnível energético é o mais afastado do núcleo. Por isso, é importante seguir a ordem crescente de energia dos subníveis no momento de fazer a distribuição dos elétrons. Essa ordem é dada pelas setas indicadoras no Diagrama de Pauling:



A representação gráfica da distribuição eletrônica é dada pelo Diagrama de Pauling.

Portanto, veja exemplos de distribuição dos elétrons de dois elementos químicos da tabela periódica:

Exemplo 1: Magnésio - Mg - elemento número 12 da tabela Periódica.
Ordem energética da distribuição eletrônica do Mg: 1s2, 2s2, 2p6 e 3s2.





Exemplo 2: Vanádio-V elemento número 23 da tabela periódica. 
Ordem energética da distribuição eletrônica do 23V: 1s2, 2s2, 2p6,3s2, 3p6, 4s2 e 3d3.



Observe que, nesse exemplo, no último subnível preenchido (3d) cabem 10 elétrons, porém apenas 3 foram necessários para completar o número atômico.



Tabela Periódica



Nenhum comentário: