Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Impérios Antigos 5. Impérios da Radiação Cósmica de Fundo



continuação de Impérios Antigos
4. Império das Forças da Natureza



    5. Império Da Radiação

Cósmica de Fundo






    380.000 Anos após o Big Bang





Resultado de imagem para radiação cósmica do universo




Imagem do universo bebê

com 380.000 anos de idade


Resultado de imagem para Radiação cósmica de fundo em micro-ondas



A Radiação Cósmica de Fundo é uma forma de radiação eletromagnética e uma evidência muito grande da Teoria do Big Bang, tal radiação possui um espectro de corpo negro, sendo uma grande prova de que o universo no passado, era muito mais denso e quente do que é hoje.


Na Física, um Corpo Negro é um objeto hipotético que absorve toda a radiação eletromagnética que nele incide: nenhuma luz o atravessa e nem é refletida.


Resultado de imagem para corpo negro em física

Apesar do nome Corpos Negros eles emitem "Radiação", o que permite determinar sua temperatura. Em equilíbrio termodinâmico, um corpo negro ideal irradia energia na mesma taxa que a absorve, sendo essa uma das propriedades, que o tornam uma fonte ideal de "Radiação térmica", no entanto na natureza não existem corpos negros perfeitos, já que nenhum objeto consegue ter absorção e emissão perfeitas.


Resultado de imagem para corpo negro em física



Independente da sua composição, verifica-se que todos os corpos negros à mesma temperatura T emitem radiação térmica com mesmo ;espectro, do mesmo modo que todos os corpos com temperatura acima de zero absoluto -273,15°C da escala Celsius emitem radiação térmica.



Conforme a temperatura da fonte luminosa aumenta, o espectro de corpo negro apresenta picos de emissão em menores comprimentos de ondas, partindo das ondas de rádio, passando pelas micro ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.

Resultado de imagem para "radiação térmica partindo das ondas de rádio,  passando pelas micro ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama. '


Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha.


Resultado de imagem para espectro de cor violeta amarela laranja e vermelha




A cor com maior comprimento de onda é o vermelho, e as cores seguem como no arco-íris até o violeta, que tem o menor comprimento de onda do espectro visível.



Um bom modelo de corpo negro são as estrelas, como o Sol, no qual a radiação produzida em seu interior é expelida para o universo e consequentemente aquece o nosso planeta. A cor branca do Sol corresponde a uma temperatura superficial da ordem de 5.750 graus Kelvin.


Resultado de imagem para radiações solares


Energia escura ou Energia Negra é uma forma hipotética de energia que estaria distribuída por todo espaço e tende a acelerar a expansão do Universo. A principal característica da energia escura é ter uma forte pressão negativa. De acordo com a teoria da relatividade, o efeito de tal pressão negativa seria semelhante qualitativamente, a uma força que age em larga escala em oposição à gravidade. Tal efeito hipotético é frequentemente utilizado por diversas teorias atuais que tentam explicar as observações que apontam para um universo em expansão acelerada, e poderia ajudar os astrônomos  entenderem também a origem e a evolução do Universo.

Resultado de imagem para energia escura e energia negra


continua Impérios Antigos -
6. Império da Partículas Elementares



Nenhum comentário: