Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Teoria da Cor Humana


Teoria da cor humana
Como nossos olhos vêem a cor?
O que faz o espectro de cor?


Nossos olhos são detectores biológico de luz moldados por vantagem evolutiva, permitindo que nossos cérebros construam imagens a partir dos sinais que passam pelo nervo óptico.





Refração da luz




    Refração - é a mudança (desvio) de onda de luz ao tentar ultrapassar a fronteira entre dois meios. A casca da maçã assimila os feixes de luz verde e azul e desvia o vermelho que é percebido pela visão, isso é refração de um feixe de luz.
  • Na realidade as cores que vemos é sempre a cor refratada do objeto, ou seja, a cor que o objeto não assimilou.
  • Os olhos humanos têm três tipos diferentes de células sensíveis à cor, que nos permitem diferenciar três cores fundamentais ou primárias de luz: Vermelho Verde Azul.



Luz Visível
Red - Green - RGB






Issac Newton foi o primeiro a reconhecer que, a luz branca é constituída por todas as cores do espectro visível e, que o prisma não cria cores por alterar a luz branca, como se pensou por séculos, mas sim separando-as por dispersar/separar a luz branca nas suas cores constituintes.


O detector humano olho-cérebro percepciona o branco como uma vasta mistura de frequências normalmente com energias semelhantes em cada intervalo de frequência, sendo este, o significado do termo Luz Branca, ou seja muitas cores do espectro de luz, sem que nenhuma predomine especialmente.


Muitas distribuições diferentes podem parecer branca uma vez que o olho humano não é capaz de analisar a frequência da luz do mesmo modo que o ouvido consegue analisa o som.


A cor não é propriedade da luz, mas sim uma manifestação eletroquímica do sistema sensorial olhos, nervos, cérebro.


Na realidade diríamos que a rigor, por exemplo, "luz que é vista como amarela" e não "luz amarela".


As cores primárias quando combinadas em proporções iguais resultam as cores secundárias que são:
  • Amarelo - proporções iguais de Vermelho e Verde.


  • Ciano      - proporções iguais de Verde e Azul.

    • Magenta - proporções iguais de Azul e Vermelho.


    • Branco    - proporções iguais de Vermelho,Verde e azul.

    O amarelo, ciano, magenta e branco, que são as cores secundárias, caem no espectro de luz, conforme observamos abaixo, exatamente entre as cores primárias.





    As cores secundárias
    • ciano
    • magenta
    • amarelo
    conforme espectro de cores, as cores acima caem exatamente entre as primárias.


    Outras matizes caem em outros locais e são chamadas de Cores Adicionadas, por serem combinações em proporções diferentes de luz resultando outros tons como o azul-petróleo, laranja ou roxo; Estas cores emergem, variando ligeiramente as proporções das três cores primárias.


    Tais combinações de cores são conhecidos como aditivo uma vez que refletem a operação do olho humano, portanto luz de cores diferentes das cores primárias são cores adicionado.




    Todo espectro de cor é uma questão de combinações e proporções das três cores primárias que podemos ver, desde cores pastéis pálidos à negrito, e tons vívido.


    Nota-se que nossos olhos são mais sensíveis à pequenas mudanças entre vermelho e verde, com mais cores reconhecíveis entre elas do que qualquer outras duas cores primárias.






    Tecnologia digital das cores


    A simplicidade no arranjo de cores, torna mais fácil gravar e apresentar imagens coloridas, usando a tecnologia digital.


    Qualquer imagem que vemos, pode ser dividida em três componentes em tons de cinza, que representam a luz vermelha, verde e azul.


    A televisão ou monitor de computadores usam vermelho separado, verde e elementos azuis (LEDs, LCD retroiluminado ou fosforescentes) da mesma forma que na impressão, escolher a combinação correta das tintas pode recriar uma imagem, que vai refletir as combinações certas de vermelho, verde e azul para os nossos olhos representar a imagem no total das cores.



    • Radiação como vimos acima é a transmissão de energia através do espaço de partículas constituídas de carga, massa, velocidade, campos elétricos e magnéticos, a uma velocidade definida.




    • Hertz-Hz é a unidade de medida usada para avaliar a frequência/oscilação das ondas de propagação da radiação que é visto como um evento periódico e cíclico num espaço de tempo por segundo.

    • Um de seus principais usos, é descrever ondas senoidais como as de rádio ou sonoras.

    • Conforme a velocidade podemos dizer que a radiação é ionizante ou não ionizante.



    1. Radiação não ionizante - velocidade menor que a da luz,emite baixo índice energético.









    2. Radiação Ionizante - emite alto teor de energia, sendo capaz de arrancar elétrons do átomo da qual pertencem. Possuem velocidade maior que a velocidade da luz. Essas reação pode ser por Fusão ou Fissão Nuclear.



    No espectro eletromagnético as radiações são distribuídas pela frequência ou comprimento de ondas. O comprimento de ondas é inversamente proporcional a frequência e vice - versa.



    • A linha vermelha com formas senoidais, indica o comprimento de onda de cada radiação.
    • Os raios Gama são os que possuem menor comprimento de ondas.



    Alguns tipos de radiação eletromagnética, interagem com o seres vivos de forma que não os prejudica, como por exemplo a radiação da luz, do radio da TV entre outros, mas unidas a dispositivos eletrônicos, têm uma influência gigantesca sobre a humanidade e a sua segurança.




    You Tube
    Ciência USP Responde: Como os olhos enxergam as cores?



    You Tube
    Física - óptica 06 - Cores - Prof. Daniel SfairCiência USP Responde: Como os olhos enxergam as cores?



Nenhum comentário: