Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

  • 9.1 à 12.4 Bilhões de Anos

após o Big Bang

ou seja 3,6 à 1,3 Bilhões de anos atrás

Resultado de imagem para éon arqueano





  • 9,9 bilhões de anos
  • após Big Bang
ou seja 3,8 à 2,5 Bilhões de anos atrás






Éon Arqueano

3,8 à 2,5 Bilhões de anos atrás



Resultado de imagem para terra 3,8 bilhões de anos


Ainda numa atmosfera primitiva temos átomos de Metano, Hidrogênio, Nitrogênio, Amônia.


Resultado de imagem para atomo de metano



Resultado de imagem para hidrogenio




Resultado de imagem para nitrogenio


O nitrogênio N2, compõe cerca de 78% do volume da atmosfera terrestre, logo três quartos do que inalamos é composto deste gás. Assim como o oxigênio, o nitrogênio forma moléculas diatômicas, contudo as suas moléculas têm entre si uma ligação tripla, o que dá a esta molécula o título de uma das moléculas mais fortemente ligada que se conhece.



                                         Amônia          


Resultado de imagem para amônia
O amoníaco ou amônia é um composto químico constituído por um átomo de nitrogênio e por três átomos de hidrogênio. Estes átomos distribuem-se numa geometria molecular piramidal trigonal e a fórmula química do composto é NH₃.





Resultado de imagem para atmosfera primitiva


O calor dos vulcões, radiação solar, uma combinação propícia à ocorrências de descargas elétricas e um imenso oceano de caldo primordial com moléculas orgânicas simples de aminoácido, açúcares e ácidos graxos, que por sua vez formam moléculas orgânicas grandes, células de RNA, células de RNA ancestrais de todos os seres vivos, seres eucariontes...



Resultado de imagem para atomos gerados de forma artificial






  • 9.93 Bilhões de anos
após Big Bang


ou seja  3,7 bilhões de anos atrás


Pesquisadores em 2017, graças a imagens a laser das amostras coletadas, identificaram e anunciaram a descoberta de microorganismos fósseis que teriam entre 3,77 e 4,29 bilhões de anos, o que seria a mais antiga evidência de vida na Terra. Eles descobriram microfósseis em camadas de quartzo no sítio geológico de Nuvvuagittuq à nordeste de Quebec - Canadá.



Microrganismos foram achados nas rochas de Nuvvuagittuq, conhecidas por estarem entre as mais antigas da Terra

A região possui algumas das mais antigas rochas sedimentares conhecidas da Terra. Antes da descoberta desta quarta, os microfósseis mais antigos relatados haviam sido encontrados na Austrália, com cerca de 3,4 bilhões de anos. Neste caso, no entanto, os cientistas acreditam que o material pode ter sido afetado por questões não-biológicas nas rochas - temperatura e pressão, por exemplo.


Local onde foram encontrados os micro-organismos em Quebec, no Canadá (Foto: Dominic Papineau/UCL)


Resultado de imagem para 3,6 bilhões de anos  microorganismos australia






  • 10,1 Bilhões de Anos


após Big Bang<



A Teoria mais aceita sobre a origem da vida é que parte das primitivas moléculas, passaram a ter a capacidade de auto reprodução e evolução.


Resultado de imagem para Diagrama de ciclo biogeoquímico em uma fonte hidrotermal. Günter Wächtershäuser






Diagrama de ciclo biogeoquímico
em uma fonte hidrotermal 




Günter Wächtershäuser propôs a hipótese do ferro-enxofre para sugerir que a vida pode ter se originado em fontes hidrotermais. Wächtershäuser propôs que uma forma primitiva do metabolismo antecedeu a genética. Por metabolismo ele traz um ciclo de reações químicas que libertam energia em uma forma que pode ser aproveitada por outros processos. Pesquisas experimentais por modelagem computacional indica que as superfícies das partículas minerais dentro fontes hidrotermais ter propriedades catalíticas semelhantes a enzimas e são capazes de criar moléculas orgânicas simples, tais como o metanol, ácido fórmico.






  • 10.2 e 11.2 bilhões de anos
após o Big Bang


Procariontes e Eucariontes




Resultado de imagem para procarionte e eucariontes

As células procariontes adquiriram membranas e formaram as primeiras células, que seriam muito parecidas com RNA (ácido ribonucleico).



DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos.



A molécula de DNA é constituída por três substâncias químicas:



1. Bases Nitrogenadas: Adenina (A), Timina (T),Citosina (C),Guanina (G)


Resultado de imagem




2. Um açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono.



Resultado de imagem para pentose dna



3. Fosfato: Um radical de ácido fosfórico.



Resultado de imagem para Fosfato: Um radical de ácido fosfórico





Estrutura da molécula de DNA



Os dois filamentos que constituem o DNA se enrolam um sobre o outro e unem-se através de pontes de hidrogênio, que se formam entre as 4 bases nitrogenadas dos nucleotídeos:
A - Adenina;
T - Timina;
C - Citosina;
G - Guanina.
As pontes de hidrogênio são
formadas entre os pares de bases: A-T e C-G. Adenina com Timina e Citosina com Guanina.



O DNA está tão compactado no núcleo celular, que se fosse possível esticá-lo, ele teria 2 metros de comprimento.


Todas as formas de vida do planeta, com exceção de alguns vírus, têm suas informações genéticas codificadas na sequência das bases nitrogenadas do DNA.



Gens



Os gens são unidades de informação hereditária que formam os cromossomos, formados por sequências especiais de centenas ou milhares de pares de bases nitrogenadas (A-T ou C-G).



São eles que determinam tanto as características próprias da espécie humana, quanto as características próprias de cada indivíduo.



 Os genes especificam as sequências de   aminoácidos que servem de base para   a  síntese de proteínas celulares.Essas   proteínas, em geral enzimas, atuam na   estrutura e  nas  funções  metabólicas   das  células e, consequentemente, no   funcionamento de todo o organismo.







Aos poucos começaram a surgir células, consideradas os primeiros ancestrais, nas quais o RNA é substituído pelo DNA.















Evolução Biológica

Nenhum comentário: