Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

GEODIVERSIDADE



Conhecer o passado,
 para entender o presente e prever o futuro




O conceito de geodiversidade se inicia nos anos de 1990, e, se consolida ao longo desta última década. Tem sido aplicada com maior ênfase aos estudos de geo conservação. Nesse sentido, destacam-se os estudos destinados à preservação do patrimônio natural, tais como:


1. Monumentos Geológicos




2. Paisagens Naturais


Imagem relacionada




3. Sítios Geológicos e Paleontológicos etc..


Resultado de imagem para sitios geológicos do mundo




Projeto Geoparques - Cânion do Rio Poti - banha o estado do Ceará e Piauí



O conceito de geodiversidade se define como “a diversidade natural entre aspectos geológicos, do relevo e dos solos”.



Serra da Piedade - Caeté / MG -27/01/2012


Cada cenário da diversidade natural ou paisagem natural estaria em constante dinâmica por meio da atuação de processos de natureza geológica, biológica, hidrológica e atmosférica.



Yellow cartouche
Caiacó - Rio Seridó  
Rio Grande do Norte



Concebe-se também aplicação da Geodiversidade em estudos de planejamento territorial, ainda que com ênfase destinada à geo conservação,  embora já se apresenta uma concepção mais ampla, em que as paisagens naturais entendidas como a variedade de ambientes e processos geológicos, estariam relacionadas a seu povo e a sua cultura, estabelecendo um gênero de vida com a interação entre a diversidade natural dos terrenos onde compreende-se aí,  uma combinação de rochas, minerais, relevo e solos, em conjunto com a vida e sociedade que se desenrola num amplo contexto  do que seja a Geodiversidade como um todo.





No Brasil o conceito de geo diversidade é desenvolvido praticamente de forma simultânea a outros países, porém ressaltava-se aqui um caráter mais aplicado ao planejamento territorial, ainda que os estudos voltados à geo conservação não sejam desconsiderados. Na geo diversidade a partir da variabilidade das características ambientais de uma determinada área geográfica, cabe ao pesquisador, com base em um estudo sistemático de enorme massa de dados ambientais disponíveis, a seleção das variáveis que melhor determinam a geo diversidade em cada local, enfatizando o estudo das particularidades do meio físico compreendendo as rochas, o relevo, o clima, os solos e as águas, subterrâneas e superficiais, e condiciona a morfologia da paisagem e a diversidade biológica e cultural”, sendo assim a geo diversidade é uma ferramenta imprescindível de gestão ambiental e norteador das atividades econômicas.



Jaboatão dos Guararapes - Pernambuco



Com base nessas proposições, define-se geo diversidade como “O estudo da natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, composição, fenômenos e processos geológicos que dão origem às paisagens, rochas, minerais, águas, fósseis, solos, clima e outros depósitos superficiais, que propiciam o desenvolvimento da vida na Terra, tendo como valores intrínsecos a cultura, o estético, o econômico, o científico, o educativo e o turístico.





A biodiversidade está assentada sobre a geo diversidade e por conseguinte, é dependente direta desta pois as rochas quando intemperizadas, juntamente com o relevo e clima, contribuem para a formação dos solos, disponibilizando assim nutrientes e micronutrientes, os quais são absorvidos pelas plantas, sustentando e desenvolvendo a vida no planeta Terra.


Em síntese se pode considerar que o conceito de geo diversidade, abrange a porção abiótica do geossistema , que é constituído pelo tripé que envolve a análise integrada de:



 1 - Fatores Abióticos



É o conjunto de todos os fatores físicos, tais como luz, água, temperatura, umidade,ou seja, componentes não vivos, que influenciam a vida dos seres vivos presentes num ecossistema.








2. Fatores Bióticos


São todos os seres vivos presentes num ecosistema e suas relações.





Fatores Antrópicos


Impacto da ação do homem sobre a natureza.





Esses tópicos embora agrupados de forma resumida,   permitem  entretanto, ressaltar os fenômenos geológicos em estudos integrados de gestão ambiental e planejamento territorial.



A Terra é um sistema vivo que abriga milhões de organismos, incluindo os humanos, e apresenta delicado equilíbrio para manter a vida.






Como a geologia é a ciência que estuda a Terra – origem, composição, evolução e funcionamento, o conhecimento daí advindo poderá contribuir para desenvolver, e, preservar os habitats que o planeta abriga.



A origem do universo, assim como do planeta Terra, remonta a bilhões de anos. Atualmente a explicação científica mais aceita é a teoria do Big Bang, a qual a partir deste, considera a origem do universo entre 13 e 14 bilhões de anos atrás. 



Os astrônomos entendem que, a partir desse evento o universo se expandiu formando estrelas e galáxias. Os geólogos ainda analisam os últimos 4,5 bilhões de anos dessa vasta expansão, tempo este, a partir da qual o sistema solar já havia evoluído para a configuração atual. O nosso Sistema Solar, que é o sistema da estrela que nós chamamos de Sol, e, os planetas que orbitam em torno dela.



Os geólogos estudam a origem do Sistema Solar para entender a formação da Terra. Embora a Terra tenha se esfriado após um período incandescente, ela continua um planeta inquieto, mudando continuamente por meio das atividades geológicas, tais como terremotos, vulcões e glaciações.







Essas atividades do planeta Terra são governadas por dois mecanismos térmicos: um interno e outro externo.


O mecanismo interno da Terra é governado pela energia térmica aprisionada durante a origem cataclísmica do planeta e gerada pela radioatividade em seus níveis mais profundos. O calor interior controla os movimentos no manto e no núcleo, suprindo energia para fundir rochas, mover continentes e soerguer montanhas.



O mecanismo externo da Terra é controlado pela energia solar, ou seja, calor da superfície terrestre proveniente do Sol. O calor do Sol energiza a atmosfera e os oceanos, sendo responsável pelo clima e condições meteorológicas, as chuva, vento e gelo provocam erosões em montanhas e modelam a paisagem, sendo que esse relevo da superfície da Terra é capaz de provocar mudanças climáticas.



Resultado de imagem para mudanças climaticas e suas consequencias





Veja Também:






Nenhum comentário: