Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Sonda de Gravidade Probe B GP-B


Sonda de Gravidade Probe B
GP-B

Lançamento: 20 de abril de 2004

Altura da Órbita: 650 km

Custo: 750 milhões USD


GP-B é um Satélite astronômico concebido com fins experimentais, para verificar duas previsões fundamentais da Teoria Geral da Relatividade de Einstein, ainda não evidenciadas na época do seu lançamento, monitorando as orientações de giroscópios ultra-sensíveis em relação a uma estrela guia distante.

Foi posteriormente confirmado em 2012


  • O efeito geodético que trata da forma como a Terra curva o espaço-tempo local, em que ele reside.







  • O efeito de arrasto sobre como a rotação da Terra distorce o espaço-tempo ao seu redor ao girar com ele.





  • Imagine que a Terra estivesse imersa em mel, e, a medida que ela gira, o mel em torno vai de deformando, seria como se a mesma coisa acontecesse com o Espaço-Tempo. Isso é declarado por Francis Everitt o principal investigador da GP-B na Universidade de Stanford.

    A GP-B é uma das missões mais compridas da história da NASA, o envolvimento da agência com o experimento vem do segundo semestre de 1963, com as primeiras verbas para o desenvolvimento de um experimento com giroscópios relativísticos.

    Nas décadas seguintes, o desenvolvimento levou a tecnologias revolucionárias para controlar as perturbações ambientais na espaçonave tais como: o arrasto aerodinâmico, campos magnéticos e variações térmicas. O Colimador de estrelas e os giroscópios empregados foram os mais precisos já projetados e produzidos.

    A GP- B completou sua coleta de dados e foi descomissionada em dezembro de 2010.








    Os resultados da missão terão impacto de grande duração sobre o trabalho dos físicos teóricos. Qualquer refutação futura da Teoria da Relatividade de Einstein terá que buscar medições ainda mais precisas do que o realizado pela GP-B.

    Essas inovações criadas para a GP-B foram empregadas nas tecnologias GPS, que permite entre outras coisas, que aeronaves pousem sem auxilio de outros instrumentos.

    Outras tecnologias desenvolvidas foram aplicadas pela NASA para exploração do Fundo Cósmico de Micro-ondas, que estabeleceu com precisão a radiação de fundo do universo. Essa medição foi o melhor ponto de apoio para a teoria do Big Bang e levou o físico da NASA John Mather ao prêmio Nobel.

    O Conceito de satélite sem arrasto, cujo modelo pioneiro foi a GP-B, tornou possíveis entre vários outros fatos e benefícios, a viabilidade de vários satélites de observação da Terra como As Sondas Gêmeas Grace - Nasa e Satélite Goce - Esa.





    Sondas Gêmeas GRACE - NASA
    Gravity Recovery
     and Climate Experiment



    Recuperação de dados sobre a gravidade

    e experiência climática





    Lançamento 2002
    Duração até 2017


    A partir das variações temporais, e, campo gravitacional, temos novas perspectivas sobre os processos decorrentes das dinâmicas interior da Terra, nas correntes dos oceanos e na alteração da cobertura de gelo.



    Satélite Goce - ESA


    Gravity Field and Steady-State Ocean Circulation Explorer
    Explorador de Campo Gravitacional e Circulação Oceânica de Estado Estacionário

    >


    Lançamento: março 2009
    Duração:21 outubro 2013
    Orbitou a Terra na altitude mais baixa



    Há mais de quatro anos mapeando a gravidade da Terra com inigualável precisão, fornecendo as mais precisas medições do formato da terra, um dado crítico para a precisão da navegação em terra ou no mar, e, a compreensão do relacionamento entre a circulação oceânica e os padrões climáticos.

    O satélite Goce está prestes a encerrar sua missão e reentrar na atmosfera.

    Os resultados dos trabalhos do Goce permitiu que se chegasse a um modelo único de "geóide" que é essencialmente uma superfície virtual onde a água não flui de um ponto a outro.

    Representação Gráfica 

    das ondulações

     do geoide






    Nenhum comentário: