Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

1.2.e 3. Império

...ficou pronto pra você meu amor..
04/03/2018
Te amo pra toda eternidade meu bem...
que saudades infinita de você
não teve uma despedida ... não teve uma palavra ...
acabou... não tem mais volta...
mais nada...
a espera está sendo muito  longa!



... à você Rubinho com todo o meu Carinho, com todo o meu Amor... por toda a minha vida...

...Obrigada pela vida maravilhosa e encantadora que você proporcionou a todos nós...
nada, nada mais será como antes meu Amor!


Ti Tudo!


maria pia




A oração mais linda de todas
Pra Você Rubinho!








A Primeira música que ouvimos juntos
Il Condor



Leo Rochas - El Condor Pasa - vevo


cerca de 14.965 dias juntos,
se passaram em um segundo...
Amor da minha vida...




Assovio







HISTÓRIA



"Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconsequente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca teve...



Manoel Bandeira
19 de Abril de 1886
13 de Outubro de 1968 (82 anos)



Etimologicamente História deriva do grego e significa investigação e informação, chegando a um grau tal, que representa os vários sentimentos humanos, reproduzindo e indicando sentido especial que cada época significa, o estado de alma, o modo de pensar e agir do passado.


Resultado de imagem para logistica da genesis



A História amplia em nós o sentido de evolução, e é através dela e somente dela em seu plano verdadeiro, que encontramos respostas não surgidas do nada, mas provenientes de uma lenta incubação, simples etapa de um imenso caminho, cujo termo jamais é atingido.


Resultado de imagem para a evolução incessante



Imagem relacionada


A História por uns é considerada ciência por outros é arte, mas na realidade a história possui este duplo aspecto, pois como arte, é produto principalmente da imaginação e do estilo literário, e como ciência graças a pesquisas pacientes, traçou-se o perfil quase completo de nossa evolução.










O Coração também tem Neurônios!!!!....


Imagem relacionada
                              Автоматическое поведение 




40.000 deles....

contra 86 bilhões de neurônios cerebrais?!


Não é nada? ... mas faz toda diferença!






  • 1.Império Da Singularidade





Singularidade na Física designa fenômenos tão extremos, que as equações não são mais capazes de descrevê-los, lugares de densidade infinita que levam as leis da ciência ao absurdo.





Conceito de Singularidade em Cosmologia e Física Moderna, designa um ponto no espaço-tempo em que a densidade, bem como a temperatura e a pressão se tornam infinita. Nestes pontos de densidade não apenas muito grande, mas infinita de fato, todas as teorias da física sucumbem.






Apesar desta incapacidade de compreensão, alguns físicos conjecturam que uma singularidade, poderá fornecer uma passagem para outros universos ou, para outros locais no nosso universo.


Imagem relacionada



Embora não exista evidência direta da existência de Buracos de Minhoca "Wormhole", um contínuo espaço-temporal contendo tais características, costuma ser considerado válido pela Relatividade Geral.




Em física, um Buraco de Minhoca é uma característica topológica hipotética do contínuo Espaço-Tempo, que em essência seria um “atalho” através do espaço e do tempo. Fazendo analogia para explicar tal fenômeno, diríamos que similar a uma minhoca que perambula pela casca de uma maçã, esta pudesse pegar um atalho para o lado oposto da casca da fruta, abrindo caminho através do miolo, ao invés de se mover por toda a superfície até o outro lado. Um viajante que passasse por um buraco de minhoca, pegaria um atalho para o lado oposto do universo, através de um túnel topologicamente incomum.





O Buraco de Minhoca possui ao menos, duas entradas conectadas a um único túnel. Se o Buraco de Minhoca é transponível, a matéria pode viajar de um ao outro, não em linha reta como viaja a luz, mas sim numa transversal do tempo e espaço.




De acordo com a teoria da Relatividade Geral, sem inclusão dos efeitos da Mecânica Quântica, existirá em cada Buraco Negro uma Singularidade central no Espaço-Tempo, independentemente do seu tipo ou processo de formação.




Roger Penrose, célebre físico e matemático inglês, demonstrou matematicamente que, todos os Buracos Negros possuem uma Singularidade de densidade infinita.









Singularidade do Big Bang

e

GIF do céu




Singularidade do Buraco Negro


são duas coisas diferentes:





Resultado de imagem para singularidade do big bang

Singularidade Do Buraco Negro
é  um Espaço - Tempo, isto é,  um
um pedaço do Universo embutido
em um Universo maior.
Singularidade  Do Big Bang é  o
é o universo todo contido num    único ponto......................................












Uma interpretação alternativa para definir a ocorrência de uma Singularidade, é quando a trajetória de um raio de luz qualquer, através do Espaço-Tempo atinge um fim brusco, não podendo mais prolongar sua trajetória, isso representaria uma espécie de fronteira do Universo.















  • 2. Império Do Big Bang
E Do Espaço-Tempo

13,7 Bilhões de Anos atrás...




A explicação mais aceita entre a comunidade científica, sobre a origem do universo até o momento, é baseada na Teoria do Big Bang.




Ela se apoia em parte, na Teoria da Relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e, nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972) os quais demonstraram que o universo não é estático, e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras, o que nos leva a crer que no passado, deveriam estar mais próximas uma das outras do que hoje, até mesmo formando um único ponto chamado "Singularidade do Big Bang".





A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948, pelo cientista russo naturalizado estadunidense George Gamow (1904-1968), e, o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido entre 13,3 à 13,9 bilhões de anos atrás, após uma grande 'explosão' de algo o qual chamaram de Singularidade do Big Bang. O termo explosão não é o correto, pois ainda não existia oxigênio na ocasião, mas se refere a uma grande liberação de energia tal qual uma explosão, criando o Espaço-Tempo.



O Big Bang se caracterizou por uma elevada temperatura e densidade extremamente alta, a ponto de seu estudo necessitar de uma Teoria Física Unificada ainda não disponível.



Hoje o Universo Moderno possui uma temperatura de 2.7 graus Kelvin ou seja -270,45 graus Celsius.





Na física, Espaço-Tempo é o sistema de coordenadas, utilizado como base para o estudo da Relatividade Restrita (ligada aos conceitos de Espaço-Tempo)...





... e Relatividade Geral (onde Einstein tentou estudar e explicar a gravitação), formulando a Lei da Gravitação Universal de Newton, onde  cada ponto de massa atrai todos os outros pontos de massa. A Força é proporcional ao produto das duas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distancia entre elas.







Ley de gravitación universal
Law of Gravity



Tudo que se sabe hoje com relação à dimensão temporal e a estudos de sistemas em altas escalas de grandeza, abrangendo fenômenos gravitacionais e velocidades limites no universo, é decorrência dos trabalhos desenvolvidos ao longo de anos por Einstein, com contribuições de seus contemporâneos e antecessores como:


Galileu Galilei
   1564-1642

Isaac Newton
1643-1727   


     Hendrich A. Lorentz
           1853-1928

    
Henry Poincaré      
1854-1912          




Marcel Grossmann
1878 - 1936






Hermann Minkowski
       1864 - 1909



Hermann MinKowski criou e desenvolveu a Geometria dos Números e usou métodos geométricos para resolver problemas difíceis na Teoria dos Números, Física, Matemática e Teoria da Relatividade.









Por volta de 1907 Minkowski percebeu que a Teoria da Relatividade Especial, introduzida por Albert Einstein em 1905 e baseada em trabalhos anteriores de Lorentz e Poincaré, poderia ser melhor entendida em um espaço de quatro dimensões, conhecido desde então como "Espaço-Tempo de Minkowski", onde tempo e espaço não são entidades separadas, mas misturadas em um Espaço-Tempo de quatro dimensões, e no qual a geometria de Lorentz da relatividade especial pode ser muito bem representada.





A parte inicial do seu discurso proferido em 21 de setembro de 1908, na Assembléia de 80 de Cientistas Alemães Naturais e médicos, hoje em dia é famosa: "Os pontos de vista de espaço e tempo que eu gostaria de colocar, antes de ter surgido a partir do solo da física experimental, e aí reside a sua força. Eles são radicais. Doravante, o espaço por si só, e o tempo por si só, estão condenados a desvanecer-se em meras sombras, e apenas uma espécie de união dos dois preservará uma realidade independente."






Num espaço de 3 dimensões temos:
largura, comprimento e altura.

Pode-se ir por exemplo para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, para cima ou para baixo.


Num espaço quadrimensional
largura, comprimento, altura e tempo.

Resultado de imagem para quarta dimensão o tempo

Temos o Tempo concebido em conjunto com o espaço, ou seja, com a largura, com o comprimento e com a altura à medida que os acontecimentos ocorrem o tempo caminha junto, como uma única variedade de quatro dimensões, a que se dá o nome de Espaço-Tempo.



Resultado de imagem para Espaço-tempo








Na física, Espaço-Tempo é o sistema de coordenadas, utilizado como base para o estudo da Relatividade Restrita ( ligada aos conceitos de Espaço-Tempo). https://pt.wikipedia.org/wiki/Relatividade_restrita   e  de Relatividade Geral (onde Einstein tentou estudar e explicar a gravitação). https://pt.wikipedia.org/wiki/Relatividade_geral.



A Relatividade é um trabalho puramente teórico, com certas dificuldades em serem provadas algumas premissas que o mesmo defende, mas com os avanços na tecnologia e algumas experimentações já realizadas, a mesma se torna uma verdade e ramo fundamental, para a compreensão do universo e suas propriedades.


Teoria da Relatividade - O Tempo.avi


A malha do tecido do Espaço-Tempo está presente em todo nosso cosmos, que possui três dimensões espaciais e uma temporal.





Teoria da Relatividade - O Espaço 1.avi








  • 3.Império Inflacionário
Infinitésima Fração de Segundo
Após o Big Bang



Resultado de imagem para pos big bang



Não há tempo zero, pois o tempo antes do Big Bang não existia ainda. O universo era uma bolha vazia de energia densa e incrivelmente quente, então se presume que ele infla repentinamente, chama-se a isso de  Inflação cósmica


Resultado de imagem para 'campo eletromagnetico primordial 10-32¨s"





Resultado de imagem para max planck

Max Planch
1858 - 1947
  Alemanha














Resultado de imagem para tempo de planck





"Tempo de Planck" são as menores frações de tempo que existem, é primordial entende-lo para que se conheça como foi o pós-Big Bang, como o Universo se desenvolveu, e as temperaturas altíssimas, e conheçamos também a partícula  ínflaton, enfim, tudo que proporcionou todo o espetáculo que temos hoje."



O Big Bang e a Menor Unidade de Tempo
(Tempo de Plank)



No intervalo de tempo na ordem dos 10-43 e 10−35 segundo após o Big Bang as partículas primordiais e suas antipartículas emergem junto com o espaço em expansão. Para regressões menores de 10-43 segundo do Tempo de Planck, é necessária uma Teoria Quântica da Gravidade. que ainda não foi formulada para explicar os fenômenos observados.


Embora separado do instante inicial, por uma fração ínfima de segundo, o Tempo de Planck não se confunde com o momento inicial do Big Bang, porque mudanças dramáticas ocorreram, naqueles infinitesimais de segundo sucessivos a ocorrência do Big Bang a partir do qual, permitiram a expansão das 3 dimensões espaciais a que estamos acostumados a viver, (altura x largura x profundidade) ao longo da 'linha do tempo'.






Nos primeiros instantes, quando o Universo tinha apenas 10-43 segundo de idade, o Espaço e o Tempo ainda estavam por ser criados. As Forças da Natureza estavam combinadas numa Força Primordial única, uma Grande Força Unificada, chama-se a esse período "Tempo de Planck"(tp), os seus pormenores não podem ser explicados porque como já foi dito, nos falta uma Teoria Quântica da Gravidade, e porque também, as próprias Forças ainda estavam em formação.










  • A Nucleossíntese

Primordial

Entre 10-43 e 10-36Segundo

após o Big Bang


Com a expansão do universo e resfriamento da época Planck, a gravidade começou a separação da interações de gauge fundamentais: o eletromagnetismo e as forças nucleares forte e fraca. A Física nesta escala pode ser descrita por uma grande teoria da unificação na qual a teoria de gauge do modelo padrão esteja embutida num grupo maior, que é dividido para produzir as forças observadas na natureza. Eventualmente, a grande unificação foi quebrada, separando-se a força nuclear forte da força eletrofraca. Isto, então, deve ter produzido os monopólos magnéticos.

Imagem relacionada

... Hoje sabemos que o universo é feito de partículas menores que a Terra, a Água, o Ar e o Fogo....



Em 10-32 segundo após Big Bang já se tem Quarks e Gluons  e Plasma livres.


O Primeiro Segundo  do Big Bang Lawrence Krauss e ...



Nesta fração de segundo após  Big Bang, já temos quarks e glúons livres vagando num oceano de energia, porém o universo ainda estava muito quente para o acoplamento dos mesmos, e só com o rápido resfriamento abaixo de 10 milhões de graus K é que há condições para ligações das partículas, que formaram praticamente todo o hidrogênio, que é o mais abundante do universo e o Hélio, esse processo é chamado Nucleossíntese ou Núcleo-Genêse


Resultado de imagem para sopa de quarks e gluons livres, universo ainda estava muito quente


A altíssima temperatura propicia o estado de plasma, que é um estado físico da matéria similar ao gás, onde certa porção de partículas são ionizadas, ou seja, ganham ou perdem elétrons,

Resultado de imagem para o plasma é condutor de ions


A presença de um número não desprezível de portadores de carga, torna o plasma eletricamente condutor, de modo que ele responde fortemente ao campo magnético



Resultado de imagem para o plasma é condutor de ions


O plasma portanto, possui propriedades bastante diferentes das propriedades dos sólidos, líquidos e gases e é considerado um estado distinto da matéria.





Como o gás, o plasma não possui forma ou volume definidos, a não ser quando contido em um recipiente, e diferente do gás, sob a influência de um campo magnético, o plasma pode formar estruturas como filamentos, raios e camadas duplas.


Resultado de imagem para plasma estelar




Quarks, o que são? Eletrostática




Quarks tipo "sabores" Up e Down constituiem os prótons e os nêutrons, que mantém a sua coesão interna devido a interação da força forte através das partículas imediadoras da força forte chamadas Gluons, da mesma forma que os átomos se mantém unidos pela força eletromagnética cuja partículas imediadoras são os elétrons.


Resultado de imagem para quarks up e down menores massa entre os quarks

Existem seis tipos (ou sabores) de quarks: up, down, strange, charm, bottom, e top. Os quarks up e down possuem as menores massas entre todos os quarks. Os quarks strange, charm, bottom, e top são mais pesados e mudam rapidamente para quarks up e down por meio de um processo de decaimento, que é a transformação de um estado de maior massa para um estado de menor massa. Devido a isso, quarks up e quarks down são geralmente estáveis e são os mais comuns no universo, enquanto que os quarks strange, charm, bottom e top só podem ser produzidos em colisões de alta energia (como as que envolvem os raios cósmicos e em aceleradores de partículas).


Resultado de imagem para quarks





Imagem relacionada





Os dois quarks up (vermelho e azul) e um quark down (verde), estão ligados por Gluons representados por rajadas de energia branca formando uma partícula próton.


Imagem relacionada



Acredita-se que a nucleossíntese de elementos leves como o Hidrogênio, Hélio, Lítio e Berílio, foram produzidas a partir do plasma das sub-partículas conhecidas como quarks-glúons, oriundas da grande explosão primordial o Big Bang, quando tudo resfriou abaixo de 10 milhões de graus, é esse processo que formou praticamente todo o hidrogênio do universo, sendo o elemento mais abundante.





Os outros elementos mais pesados como carbono, oxigênio , ferro e outros, foram formados mais tarde no interior das estrelas por processo de fusão ou fissão nuclear que iniciaram-se pelo hidrogênio.








O Hélio-3 (Símbolo3He) onde um átomo de Hidrogênio trídio perde um neutrino e um elétron e por esse decaimento transforma-se em Hélio tridio


Resultado de imagem para forma isotopica do helio3

que é uma forma isotópica do He.


Resultado de imagem para forma isotopica do helio3




e He-4 (Símbolo4 He)


Resultado de imagem para 4He


O He-4 ainda continua sendo produzido por outros mecanismos como a fusão estelar onde dois núcleos isotópicos He-2 e He-3 se unem liberando um neutron e se transformando em He-4.


Resultado de imagem para hélio 4 por fusão nuclear


Posteriormente e no presente também o He-4 é formado por descomposição alfa onde o chumbo 240 decai liberando partícula alfa de Hélio-4 para o meio ambiente e decaindo em Urânio 236.



Imagem relacionada




Após o Big Bang certas quantidades de H-1 https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrog%C3%A9nio se seguem produzindo por fissões e, certos tipos de descomposição radiativa como a é emissão de Prótons e emissão de nêutrons.

Grande parte da massa destes isótopos no Universo e, todas as quantidades insignificantes de He-3 e He-4 https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lio se pensa que também são produzidas no Big Bang.


Resultado de imagem para carbono, oxigênio, ferro



Resultado de imagem para tipo de planta chamada racino.


... e continuam sendo produzidos
como a decomposição de racimos
que é um tipo de planta.


Os núcleos destes elementos junto com alguns de Li-7, acredita-se que tenham se formado quando o Universo tinha entre 100 e 300 segundos, depois de que o plasma quark-glúon primogênito se congelara para formar prótons e nêutrons.


Resultado de imagem para Li 7


Devido ao período tão curto em que ocorreu a Nucleossíntese do Big Bang antes de ser parada pela expansão e o esfriamento, não se pode formar nenhum elemento mais pesado que o lítio. Os elementos formados durante este curtíssimo período estavam em estado de plasma, e, não puderam esfriar ao estado de átomos neutros até muito tempo depois.


Resultado de imagem para hidrogenio helio e lítio



Resultado de imagem para logistica da genesis


Os outros elementos mais pesados, como o carbono, oxigênio, ferro, enfim todos os demais restantes elementos naturais da tabela periódica,  são formados posteriormente no interior das estrelas por processos de fusão ou fissão nuclear que se iniciaram pelo Hidrogênio.





Carbono                           


Resultado de imagem para carbono e oxigenio



OXIGÊNIO

Cadeia Nuclear




 Ferro              

Resultado de imagem para ferro produzido no interior das estrelas




Imagem relacionada


Nenhum comentário: