Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Teoria da Relatividade Geral


Na teoria da Relatividade Geral de Einstein, a noção Newtoniana de espaço como um vasto vazio, que não tem efeito sobre o movimento da matéria é transformado em uma rede “espaço-tempo”, que acolhe a matéria e guia o seu curso. Segundo Einstein a Gravidade não é simplesmente uma força que atrai a matéria; é também a curvatura e torção do próprio espaço-tempo.





Em 1907 Einstein percebe que todos os fenômenos naturais, poderiam ser discutidos em termos da relatividade especial, exceto a lei da gravitação.

Resultado de imagem para exceto a lei da gravitação

A grande contribuição de Einstein nessa empreitada veio quando ele se deu conta que o “princípio da equivalência” onde ele afirma que a aceleração de um dado referencial, mimetiza-se neste referencial como a ação de um campo gravitacional uniforme de igual valor e sentido contrário (ou vice-versa). O fenômeno havia há muito sido reconhecido na física newtoniana, fazendo-se presente entre outros junto às assim chamadas forças inerciais contudo coube a Einstein reconhecê-lo como um princípio intrínseco à natureza e não como uma mera coincidência ou curiosidade matemática, ou seja, permitiu a ele ir além dos conceitos de inércia e peso, quando explicou como a gravidade faz as coisas caírem.
Um dos princípios mais peculiares da física é também uma das experiências mais comuns de nossa vida cotidiana. Todo dia nós derrubamos coisas ou colocamos coisas para baixo: pertences em nossos bolsos, chaves na mesa, roupas na cadeira. Nós assumimos que ao soltarmos estes objetos de nossas mãos, eles serão puxados para baixo pela gravidade. Mesmo assim, o que é peculiar sobre estes eventos é que todos esses objetos, independente de suas massas, caem exatamente com a mesma aceleração. Embora uma caixa de livros e uma caixa de penas são sentidas dramaticamente diferentes em nossas mãos, elas caem em direção ao chão exatamente com a mesma aceleração.

Nenhum comentário: