Nebulosa Carina

Nebulosa  Carina
Nebulosa Carina

Faneozóico



Fanerozoico
grego phaneros=aparente+zoikos = vida

A fronteira entre o Paleozoico e o Faneozoico não está claramente definida, conforme o ICS  se estima que o tempo abranja os últimos 545 milhões de anos.
Hoje no entanto, já se sabe que a vida já existia desde o Arqueano há 3.465 bilhões de anos 



O Fanerozoico é dividido em Três Eras
  • Paleozoico
  • Mesozoico
  • Cenozoico

Era Paleozoico
grego:paleo=antiga +zoico= vida

As rochas que marcam a base da Era Paleozoica, foram alvo de discussões por mais de 20 anos, até que em 1987 os membros da Subcommission on Cambrian Stratigraphy definiram a localidade-tipo desse limite como sendo o "Fortune Head" no Canadá na Península de Burin - Newfoundland, com idade em torno de 545 milhões de anos (Brasier, et al. 1994).






está limitados por dois importantes eventos:
  • Seu início acerca de 570 Ma, hoje porém se sabe que a vida já existia desde o Arqueano há 3.465 bilhões de anos Apex chert, na Australia - Schopf, 1993).
  • Seu final acerca de 248,2 Ma.

 O Paleozoico é dividido em seis períodos: 

  1. Cambriano
  2. Ordoviciano
  3. Siluriano
  4. Devoniano
  5. Carbonífero
  6. Permiano. 




O Paleozoico é conhecido por dois dos eventos mais importantes na história da vida animal.
  • Em seu começo, nos animais multicelulares ouve uma explosão evolutiva e quase todos os filos  animais   vivos  apareceram   dentro   dos primeiros   milhões   de   anos. Já  no   final do paleozóico  houve  a  extinção maciça, a maior da história, que extingiu aproximadamente 90% de todas as espécies animais marinhas. As causas de ambos estes eventos não são compreendidos ainda.
  • Há cerca de 500 milhões de anos atrás, houveram as segunda e  terceira extinções.
  • Vida abundante, peixes, répteis.
  • Supercontinente Pangea.
Era Paleozoica é limitada por dois importantes eventos da história  da Terra, ela se  inicia há 545 milhões de anos, marcando o começo da expansão da vida na Terra, e, termina a 248 milhões de anos com a maior extinção da vida em massa já ocorrida em nosso planeta.
O início da Era Paleozoica marca, na verdade, o aparecimento de animais com partes mineralizadas (conchas ou carapaças), que nos forneceram os primeiros fósseis propriamente ditos, já que até então os registros eram apenas impressões em rochas sedimentares geradas por animais de corpo mole.

A expansão da vida foi tão intensa, que praticamente todos os filos animais apareceram em apenas alguns milhões de anos.
Em oposição à essa riqueza de vida, o final do Paleozoico marca a maior extinção em massa já ocorrida no nosso planeta, já que aproximadamente 90% de todas as espécies marinhas não sobreviveu. A causa dessa extinção é desconhecida e é alvo de controvérsias.





No bloco Gondwana, chega ao fim o Ciclo Orogênico (ou Evento Termo-tectônico) Brasiliano - Panafricano. (830 - 480 milhões de anos). A partir de então, grande parte desse continente passava por um período de calmaria tectônica, representado no Brasil pelas extensas bacias sedimentares do Amazonas, Paraná e Parnaíba.
Essas bacias se iniciam com uma fase de sedimentação marinha passando para uma sedimentação mista e depois continental .
Já a margem oeste do Gondwana, não experimentava as mesmas condições de calmaria, e a acreção de vários blocos crustais resultou nas orogenias - Oros do Latin  Montanha e Gênesis formação por processos movimentação das placas tectônicas entre 480 à 280 Ma (Brito Neves, 1999).
Nos últimos 600 anos a vida foi evoluindo com complexidade e diversidade, conquistou o ambiente terrestre, aliás, há registros de que os aracnídeos foram os primeiros a conquistarem a vida na terra. No período Paleozoico (vida antiga) que durou 250 milhões de anos, sugiram as grandes florestas e os grandes répteis que habitavam tanto o meio aquático quanto o terrestre, a maioria era herbívora.
Período Ordoviciano
Período Siluriano
 
Período Devoniano
Período Carbonífero

 
Período Cambriano
Ao final deste éon proterozoico aparecem os primeiros animais com várias células, os invertebrados marinhos semelhantes às águas vivas e anêmonas, os vermes com boca e ânus.
Período Permiano
1.20 Disse também Deus: Produzam as águas répteis animados e viventes, e aves que voem sobre a terra debaixo do firmamento do céu. 1.21 Deus criou os grandes peixes, e todos os animais que têm vida e movimento, os quais foram produzidos pelas águas segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie. E Deus viu que isto era bom.  1.22 E abençoou, dizendo Crescei e multiplicai-vos, e enchei as águas do mar; e as aves se multipliquem sobre a terra.  1.23 E fez-se tarde e manhã: Quinto Dia


Era Mesozoica
 
No Mesozoico, os dinossauros eram abundantes, os carnívoros como os Tiranossauros eram bípedes, portanto mais ágeis para correr, podiam usar as patas dianteiras para segurar a presa, e tinham dentes afiados para morder e rasgar a carne.
Período Triássico
Em virtude das forças internas da terra essa crosta, teria sido dividida por um longo braço de mar, dando origem a princípio a duas grandes massas continentais: Gondwana e Laurásia. formaran-se no período jurassico?
http://dinossauros-wwwdinossaurosecia.blogspot.com.br/2008/12/paleozico.html

1.Criação do Homem.
1.24 Disse também Deus: Produza a terra animais viventes segundo a sua espécie, animais domésticos, e repteis, e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez. 1.25 E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, e todos os répteis da terra, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.  1. 26 e (por fim) disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e presida aos peixes do mar, e às aves do céu, e aos animais selváticos, e a toda a terra, e a todos os répteis, que se movem sobre a terra. 1.27 E criou Deus o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, e criou-os varão e fêmea. 1.28 E Deus os abençoou, e disse: Crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a, e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu, e sobre todos os animais que se movem sobre a terra. 1.29 E Deus disse: Eis que vos dei todas as ervas, que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que encerram em si mesmas a semente do seu gênero, para que vos sirvam de alimento. 1.30 e a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que se move sobre a terra, e em que há alma vivente, para que tenham que comer.E assim se fez. 1.31 E Deus viu todas as coisas que tinha feito, e eram muito boas. E fez-se tarde e manhã: sexto dia.
Era Cenozóica


Há 50 milhões  de  anos  Surgem  Insetívoros, Primatas e Primeiros hominídeos. Há  9 -13 milhões de anos ocorre a Era do Gelo. Quinta Extinção. Desertos. Homem Primitivo, Homo sapiens.
Surgiram também os primeiros pássaros, as plantas com flores, e isso facilitou a propagação dos insetos e da polinização.
Os pequenos mamíferos do mesozóico sobreviveram à extinção dos dinossauros. Alguns deixaram o ambiente terrestre e voltaram para o aquático, como é o caso do ancestral da baleia. Nossa espécie aparece há muito pouco tempo na escala geológica, fósseis dos primeiros hominídeos são registrados no Cenozoico, há 5 milhões de anos, mas o homem primitivo aparece apenas há 2 milhões de anos e o Homo sapiens, nossa espécie, surge há 500 mil anos.

Nenhum comentário: